Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19123

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPOS, Roberta Bivar Carneiro-
dc.contributor.authorLIMA, Greilson José de-
dc.date.accessioned2017-06-19T16:09:33Z-
dc.date.available2017-06-19T16:09:33Z-
dc.date.issued2012-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19123-
dc.description.abstractEsta tese tem por objetivo compreender a trajetória dos emigrantes nordestinos no sudeste do Brasil, a partir da experiência do retorno às festividades nalocalidade de origem, enfocando os aspectos simbólicos e performáticos que marcam a condição, tanto de emigrante como de imigrante no interior do grupo investigado. Esta etnografia, do ponto de vista da localidade, é o que podemos chamar de multilocal, o seu campo se deu na localidade de origem dos migrantes, a cidade de Esperança-PB, a localidade de destino, o Bairro de Vila São Luís, Duque de Caxias-RJ e contou com uma descrição do deslocamento de ônibus da cidade de origem para a cidade de destino e também o percurso inverso. Para melhor compreender a desterritorialização dos processos simbólicos e as articulações entre cultura e poder, vivido pelos migrantes, não foramtomadascomo base as categorias de oposições convencionais (subalterno/hegemônico, tradicional/moderno), que marcaram muitos dos estudos sobre migração interna no Brasil, quase sempre assinalados pela armadura das análises estruturais ou uma noção de cultura totalizadora e localizada. Partiu-seda prerrogativa de que o imigrante, antes de se tornar um migrante deve ser percebido como emigrante, a análise sobre o fenômeno migratório, não deve se limitar a sociedade de acolhimento, mas deve contemplar as estruturas e contradições da comunidade de origem. Considerando o fato de o pesquisador serconterrâneo dos migrantes investigados, foram apontadasas contribuições subjetivas enquanto pesquisador e também “nativo”. No tocante a compreensão do retorno às festividades, que é o fio condutor desta análise, priorizou-se o paradigma da Antropologiada performance, o que permitiu ressaltar os elementos arredios, transfronteiriços e as ironias, abandonado as visões dos processos sociais como harmônicos, bem como permitiu um maior relevo às experiências multisensoriais, os engajamentos corporais e emotivos, que muitas vezes deflagram ou explicitam os mecanismos políticos que encontram subsumidos nas análises estruturais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnthropologypt_BR
dc.subjectMigrationpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectJokespt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectIroniapt_BR
dc.titleQuando o rio é a esperança: performance, invisibilidade e magnitude na experiência do emigrante nordestinopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSCOTT, Russell Parry-
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis aims to understand the trajectory of northeastern migrants in southeastern Brazil, from experiences of returning to festivities at locality of origin, hanging symbolic and performative aspects that characterize the condition, both emigrants and immigrants within the group investigated. This ethnography, from the standpoint of location, is what we call a multisite, his field was given in place of origin of migrants, the of Esperança City, State of Paraiba to destination location, the district of Vila São Luís, in Duque de Caxias City, State of Rio de Janeiro and included a description of travel of buses in city of origin to the destination city, and also the opposite route. To better understand the deterritorialization of symbolic processes and connections between culture and power, experienced by migrants, not been taken based on categories of conventional oppositions (subaltern / hegemonic, traditional / modern), that marked many of studies about internal migration in Brazil, almost always indicated by reinforcement of structural analysis or a totalizing and localized notion of culture. Calving of the prerogative of the immigrant, before becoming a migrant must be perceived as emigrant, analysis of the migration phenomenon, should not be limited to receiving society, but should include the structures and contradictions of community of origin. Considering the fact of being a researcher and compatriotmigrants investigated pointed to subjective contributions as a researcher and also "native". Concerning the understanding of return to festivities, what is the guiding principle of this analysis, prioritized the paradigm of anthropology of performance, which allowed to highlight the elements aloof, and transboundary and jokes, left the views of social processes such as harmonics, as well as allowed a greater emphasis on multi-sensory experiences,the physical and emotional engagement, that often trigger or explicit policy mechanisms, that are subsumed under in the structural analysis.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012-tese-GreilsonLima.pdf3,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons