Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19071

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Flávio Weinstein-
dc.contributor.authorSOUZA, Bianca Nogueira da Silva-
dc.date.accessioned2017-06-09T18:04:45Z-
dc.date.available2017-06-09T18:04:45Z-
dc.date.issued2016-05-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19071-
dc.description.abstractO Movimento brasileiro de Alfabetização – Mobral – é um produto do governo militar em toda sua extensão (1964-1985). Como tal ele carrega as credenciais de quem o gerou, nutriu e pôs em vigência. Ao longo de sua existência o Mobral perseguiu o ideal de “erradicar o analfabetismo no país” à medida que, com suas práticas, buscava conferir graus crescentes de legitimidade a um regime de exceção. Este trabalho pretende pôr em discussão interesses, alcances, fragilidades e a herança histórica deixada pelo Mobral para os anais da educação brasileira. Para isso analisei-o tanto em seus aspectos materiais quanto humanos dentro da estrutura do governo, a partir de cartas escritas por alunos e alfabetizadores, jornais didáticos e outros periódicos de circulação geral, cartilhas de alfabetização e entrevistas com personagens que compuseram este cenário. Com base nessas fontes pude criar, como faz um artesão com seus retalhos, um mosaico da história da educação popular no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980. Os resultados encontrados pela pesquisa apontam para uma ressignificação do Mobral enquanto projeto pedagógico e ideológico ao longo do tempo: de sinônimo de alfabetização e desenvolvimento humano a sigla passou a termo pejorativo, sendo associada à ignorância e ao analfabetismo. A mudança no tom e no sentido carrega ainda como consequência o questionamento moral e político do governo militar e seus feitos no campo educacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnalfabetismo. Ditadura Civil-Militar. Educação Popular. Mobral.pt_BR
dc.subjectIlliteracy. Civil-military dictatorship. Popular education. Mobral.pt_BR
dc.titleAlfabetização e legitimidade: a trajetória do mobral entre os anos 1970-1980pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBRAYNER, Flávio Henrique Albert-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6582499758768491pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0395265190671613pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian Literacy Movement - Mobral - is a Brazilian military government product (1964-1985) in its entire scope. As such it carries the credentials of those who created, nourished and put it into effect. Throughout its existence the Mobral pursued the ideal of "eradicating illiteracy in the country" as with its practices, sought to give increasing degrees of legitimacy to a regime of exception. This work aims to discuss the interests, achievements, weaknesses and the historical legacy of Mobral to the annals of the Brazilian education. For this I analyzed it both in its material and human aspects within the government structure, from letters written by students and teachers, educational journals and other general circulation newspapers, literacy primers and interviews with characters that made up this scenario. From these sources I was able to compose, as a craftsman does with his patchwork, a mosaic of the history of popular education in Brazil from the 1970s to the 1980s. The results of the survey point to a redefinition of Mobral as a pedagogical and ideological project over time: From synonymous with literacy and human development the acronym came to be remembered in a derogatory manner, being associated with ignorance and illiteracy. The change in tone and sense of the meaning of Mobral for history still carries as a consequence the moral and political questioning of the military government and its achievements in the educational field.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca Nogueira da Silva Souza - Doutorado em História PPGH - 2016.pdf5,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons