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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18948

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo-
dc.contributor.authorSALGADO, Pedro Antonio Gamboa-
dc.date.accessioned2017-05-30T18:21:02Z-
dc.date.available2017-05-30T18:21:02Z-
dc.date.issued2016-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18948-
dc.description.abstractOs aparelhos inteligentes tem sido usados por diferentes segmentos de mercado nos últimos anos, principalmente pelas facilidades que proporcionam para realizar diferentes atividades tanto profissionais quanto de cunho pessoal. Diante da importância que a tecnologia vem assumindo nos últimos anos, se faz necessário maior aprofundamento sobre o tema, sendo o objetivo desta pesquisa conhecer os atributos da marca no processo decisão de compra de smartphones pelo segmento de estudantes universitários pernambucanos. A motivação para a escolha do tema foi devido à necessidade de conhecer um pouco mais sobre as especificidades do comportamento de consumo dos jovens universitários que, em princípio, utilizam intensamente a tecnologia ofertada por smartphones. Para dar suporte ao estudo, a revisão da literatura se baseou nos construtos, atributos da marca, processo de decisão de compras, assim, como o papel da marca e a relação entre o valor dado a ela e a sua relevância na aquisição do aparelho. O problema de pesquisa levou a adoção de uma metodologia com abordagem de natureza qualitativa. Nesse sentido, a coleta de dados foi realizada por meio de roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado a estudantes de diferentes cursos da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que existem atributos importantes da marca para a maior parte da parcela dos entrevistados, a decisão da compra foi feita seguindo critérios tangíveis (hardware e atributos utilitários) e intangíveis (preço, marca e propaganda) dos aparelhos. Com isso, os resultados indicaram que os atributos da marca que mais influenciam na aquisição de smartphones para os estudantes universitários são o preço principalmente, a capacidade de memória de armazenamento de dados e a capacidade do processador, ou seja, a velocidade para correr programas e aplicativos. Em relação a marca, esta precisa despertar a satisfação com o uso do produto pelos estudantes e gerar associações, atributos positivos que façam se diferenciar dos demais concorrentes. Os resultados possibilitaram um maior conhecimento sobre o tema, oferecendo subsídios para novos estudos, bem como, para empresas que atuam na área da tecnologia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtributos da marca. Decisão de compra. Smartphones. Estudantes Universitários.pt_BR
dc.subjectBrand attributes. Purchase decision. Smartphones. College students.pt_BR
dc.titleOs atributos da Marca no Processo de Decisão de Compra de Smartphones: Um Estudo na Perspectiva de Estudantes Universitáriospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4418217720125569pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxSmart devices have been used for different market segments in recent years, mainly by providing facilities to carry out different activities both professional and personal nature. Given the importance that technology has assumed in recent years, it is most necessary depth on the subject, with the aim of this research to know the attributes of the brand in the process of smartphone buying decision by the segment of Pernambuco college students. The motivation for the choice of the subject was due to the need to know a little bit more about the specifics of the consumption behavior of university students that, in principle, intensely use technology offered by smartphones. To support the study, the literature review was based on the constructs of brand attributes, buying decision process, as well as the role of the brand of the brand and the relationship between the value given to it and its relevance in the device acquisition. The research problem led to adoption of a qualitative approach. In this sense, the data collection was carried out through semi-structured interview guide applied to students of different courses of the Federal University of Pernambuco. Data were analyzed using content analysis technique. The results show that there are important brand attributes for most portion of respondents, the purchase decision was made following tangible criteria (hardware utilities and attributes) and intangible (price, brand and advertising) of the devices. Thus, the results indicated that the brand attributes that most influence the purchase of smartphones for college students are the price mainly, the data storage memory and processor capacity, that is, the speed to run programs and applications. Regarding the brand, this must arouse satisfaction with the use of the product by the students and generate associations, positive attributes that do differentiate themselves from other competitors. The results allow a better understanding of the subject, offering subsidies for new studies in this topic, as well as for companies operating in the field of technology.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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Dissertação Pedro Gamboa 07 06 2016 ÚLTIMA VERSÃO PARA IMPRESSÃO CAPA DURA.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
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