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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18797

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Danielle Costa-
dc.contributor.authorCUNHA, Annielli Araújo Rangel-
dc.date.accessioned2017-05-16T12:54:11Z-
dc.date.available2017-05-16T12:54:11Z-
dc.date.issued2016-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18797-
dc.description.abstractOs métodos de estruturação de problemas, ou Problem Structuring Methods (PSM) foram desenvolvidos para apoiar o processo de decisão em grupo permitindo que os atores possam entender o problema em foco e se comprometer com uma ação subsequente. No entanto, apesar de sua popularização, há uma escassez de estudos que avaliem a aplicação prática do uso de métodos de estruturação de problemas, de forma analítica e comparativa e proponham alternativas práticas para lidar com os problemas identificados. Dessa forma, esse trabalho analisou as consequências práticas do uso de PSM em um processo de decisão em grupo, identificou oportunidades de melhoria em sua prática e propôs um modelo considerando estas oportunidades. Para isso, foram realizados dois experimentos, seguindo uma abordagem de avaliação pragmática baseada na teoria. Os resultados dos experimentos sugeriram que são necessários cuidados e intervenções para que o uso de um método cumpra o seu propósito. Percebeu-se a necessidade do desenvolvimento de modelos que auxiliem na construção de mapas cognitivos, melhorando a comunicação entre os envolvidos, considerando o papel do facilitador e a influência que este exerce sobre o processo. Dessa forma, foi proposto um modelo para construção de mapas que envolve as seguintes etapas: workshop, construção de mapas individuais e agregação de mapas individuais em um mapa coletivo. Cada etapa é descrita com um exemplo ilustrativo. Finalmente, atendendo a necessidade de abordagens de validação de modelos, um questionário foi desenvolvido considerando uma matriz que engloba tipos e aspectos de validação apresentados na literatura, e assim, os participantes podem avaliar, utilizando uma escala likert, não apenas os resultados, mas todo o processo e o cumprimento dos objetivos estabelecidos. Embora o questionário de validação não possa ser recomendado para avaliar a aplicação de todos os PSMs, sua estrutura pode servir de referência para diversas práticas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstruturação de Problemaspt_BR
dc.subjectMapas Cognitivospt_BR
dc.subjectValidaçãopt_BR
dc.subjectProblem Structuring Methodspt_BR
dc.subjectCognitive Mapspt_BR
dc.subjectValidationpt_BR
dc.titleProposta de construção e validação de mapas cognitivos voltada à estruturação de problemas para decisões em grupopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0734771077065536pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0425151719064564pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxThe problem structuring methods (PSM) have been developed to support the group decision process allowing the actors to understand the problem in focus and commit to a subsequent action. However, despite its popularity, there is a lack of studies that assess the practical application of the use of problem structuring methods, analytical and comparatively and propose alternative practices to deal with the problems identified. Thus, this study analyzed the practical consequences of PSM use in a group decision process, identified improvement opportunities in their practice and proposed a model considering these opportunities. For this, two experiments were carried out, following a pragmatic assessment approach based on the theory. The results of the experiments suggest that is needed caution and interventions for the use of a method fulfills its purpose. The need to develop models that help build cognitive maps and to improve communication between those involved, considering the role of facilitator and influence over the process was one of the perceived opportunities. Thus, a model was proposed to build maps that involve the following steps: workshop, building individual maps and aggregation maps. Each step is described with an illustrative example. Finally, given the need for model validation approaches, a questionnaire was developed considering a matrix that encompasses important aspects of literature, and so, participants can evaluate, using a Likert scale, not only the results, but the whole process and meet the goals established. Although the validation questionnaire can not be recommended to evaluate the implementation of all PSMs, its structure can serve as a reference for various practices.pt_BR
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