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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18724

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOZIC, Bertrand Roger Guillaume-
dc.contributor.authorCOSTA, Yohanne Aguiar-
dc.date.accessioned2017-05-08T12:38:23Z-
dc.date.available2017-05-08T12:38:23Z-
dc.date.issued2016-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18724-
dc.description.abstractNo capitalismo a distribuição espacial das atividades econômicas - e postos de trabalho - ocorre de forma heterogênea. Concomitantemente a distribuição da população sobre o espaço ocorre da mesma forma. Nem sempre o local de moradia e o local de trabalho coincidem de se localizarem dentro de uma mesma área político-administrativa. Essa heterogeneidade contribui para que ocorra o deslocamento pendular – deslocamento que ultrapassa os limites políticoadministrativos das cidades com a finalidade de trabalho/estudo - , onde os fluxos gerados são em grande parte realizados pelos transportes coletivos. Esses deslocamentos acontecem durante todo o dia, já que com o desenvolvimento tecnológico pode-se ampliar o tempo útil para produção, acarretando na oferta de postos de trabalhos em distintos horários, incluindo na noite/madrugada. É nesse contexto que essa dissertação discorre sobre os deslocamentos pendulares realizados dentro da RMR, tendo como infraestrutura a ser analisada o Terminal do Cais de Santa Rita, posto que é a partir desse que o transporte coletivo da RMR funciona na madrugada, possibilitando o deslocamento de pessoas pelo transporte coletivo nesse recorte temporal. Tem-se a madrugada como importante recorte temporal a ser analisado, posto que o mesmo é negligenciado pelas agendas de pesquisas e por configurar-se como o período em que os trabalhadores noturnos deslocam-se sobre o solo metropolitano. Com isso, a dissertação teve como objetivo analisar as temporalidades de fluxo no Terminal do Cais de Santa Rita a partir dos seus usuários e das articulações estabelecidas na rede de transportes durante a madrugada bem como as dinâmicas sociais desencadeadas pelo terminal. Assim, a partir das análises de entrevistas/questionários realizados no objeto de estudo revelou-se que o mesmo é uma infraestrutura com funcionamento diverso e importante dentro da RMR, devido à sua importância para a rede de transportes na madrugada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeslocamento pendularpt_BR
dc.subjectTerminal do Cais de Santa Ritapt_BR
dc.subjectTransporte coletivopt_BR
dc.subjectMadrugadapt_BR
dc.subjectpendulum displacementpt_BR
dc.subjectCais de Santa Rita’s Terminalpt_BR
dc.subjectPublic transportationpt_BR
dc.subjectDawnpt_BR
dc.titleAs temporalidades de fluxo no Terminal do Cais de Santa Rita a partir dos seus usuários e das articulações estabelecidas na rede de transportes da Região Metropolitana do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANDRADE, Gevson Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0310247218803359pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5321058202819628pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxIn capitalism the spatial distribution of economic activity - and jobs - occurs heterogeneously. Concomitantly the population distribution on the space is the same. Not always the place of residence and place of work coincide they are located within the same political – administrative area. This heterogeneity contributes to occur the commuter traffic – movement that goes beyond the political and administrative boundaries of the cities with the purpose to work / study – where the flows generated are largely achieved by public transportation. These shifts happen throughout the day, as with technological development can extend the time for production, resulting in the supply of work stations at different times, including at night / early morning. In this context, this dissertation discusses the commuting performed within the RMR, with the infrastructure to be analyzed the Cais de Santa Rita’s Terminal, because of it the RMR public transportation works after midnight, allowing the displacement people by public transport. Thus, the thesis had to analyze the Cais de Santa Rita’s Terminal from its users and joints established in the transport network after midnight and the social dynamics unleashed by the terminal. Thus, from the analysis of interviews / questionnaires carried out in the object of study it has proved that it is an infrastructure with several operation and important within the RMR due to its importance for the transport network in the after midnight.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

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