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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUEIROS, Mônica Maria Barbosa-
dc.contributor.authorSOUZA, André Melo de-
dc.date.accessioned2017-04-24T13:12:15Z-
dc.date.available2017-04-24T13:12:15Z-
dc.date.issued2016-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18614-
dc.description.abstractO estudo teve por objetivo compreender, por meio das experiências dos coordenadores TAE´s da UFPE, como a gestão administrativa da UFPE pode ser considerada inovadora. Os objetivos específicos foram: verificar o grau de importância e o grau de utilização de práticas inovadoras de gestão na UFPE; identificar as principais práticas de gestão consideradas inovadoras e as respectivas barreiras à implementação destas na UFPE; e compreender o conceito de uma “gestão administrativa inovadora” implícito nas ideias, valores e crenças compartilhados pelos gestores. O referencial teórico fundamentou a compreensão da temática inovação em práticas de gestão (PAIVA; ROCHA-PINTO, 2015; BRANDÃO; BRUNOFARIA, 2013; COSTA et al, 2013); e da Teoria da cognição organizacional e o construto Teoria implícita (BASTOS, 2002; JANISSEK-DE-SOUZA, 2007). Trata-se de um estudo de caso, as técnicas de análise foram quantitativa e qualitativa, a amostra composta por 53 coordenadores e um questionário semi-aberto foi utilizado. Como resultados, a gestão administrativa da UFPE parece estar distante de um contexto considerado inovador; Por outro lado, o Plano de capacitação e qualificação dos servidores e a interiorização da UFPE foram as principais práticas de gestão consideradas inovadoras. As principais barreiras à implementação de práticas inovadoras foram: resistência às mudanças, recursos financeiros insuficientes e burocracia excessiva; o conceito de gestão administrativa inovadora da UFPE caracterizou-se pela existência de processos participativos, de incentivo à capacitação, de canais de comunicação eficazes e tecnologias integradas, de transparência pública. Para estudos futuros, sugere-se ampliar as observações com os demais servidores da UFPE, como também, o desenvolvimento de propostas de avaliação de desempenho no contexto das universidades federais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovação em gestão públicapt_BR
dc.subjectPráticas inovadoras de gestão pública universitáriapt_BR
dc.subjectTeoria da cognição organizacionalpt_BR
dc.subjectInnovation in public managementpt_BR
dc.subjectInnovative practices university public managementpt_BR
dc.subjectTheory of organizational cognitionpt_BR
dc.titleGestão administrativa inovadora na UFPE: um estudo das percepções e práticas dos gestores TAE’s da UFPE à luz da Teoria da cognição organizacionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3936233589622906pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2749237050460041pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe study aimed to understand, through the experiences of TAE's UFPE coordinators, as the administration of UFPE can be considered innovative. The specific objectives were to verify the degree of importance and the degree of use of innovative management practices at university; identify key management practices considered innovative and their barriers to implementing these at university; and understand the concept of an "innovative administrative management" implicit in the ideas, values and beliefs shared by managers. The theoretical reasons for the understanding of the subject innovation management practices (PAIVA; ROCK-PINTO, 2015; BRANDÃO; BRUNO-FARIA, 2013; Costa et al, 2013); and the theory of organizational cognition and construct Implicit theory (BASTOS, 2002; JANISSEK-DESOUZA, 2007). This is a case study, the analysis techniques were quantitatively and qualitatively, the sample of 53 engineers and a semi-open questionnaire was used. As a result, the administration of UFPE seems far be considered an innovative context; On the other hand, the training plan and training of servers and the internalization of UFPE were the main management practices considered innovative. The main barriers to the implementation of innovative practices were: resistance to change, insufficient financial resources and excessive bureaucracy; the concept of innovative administrative management of UFPE characterized by the existence of participatory processes, to encourage training, effective communication channels and integrated technologies, public transparency. For future studies, it is suggested to extend the observations to other UFPE servers, as well as the development of performance evaluation of proposals in the context of federal universities.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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