Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18566

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARIZ, Luiz Alberto da Costa-
dc.contributor.authorARAÚJO, Zuleide Cristina de-
dc.date.accessioned2017-04-18T12:36:49Z-
dc.date.available2017-04-18T12:36:49Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18566-
dc.description.abstractA finalidade deste trabalho foi analisar como as múltiplas lógicas institucionais conformam a atual reforma do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. A adesão à EBSERH é uma realidade para a maioria dos hospitais universitários brasileiros como é o caso do HC UFPE. Este hospital é uma complexa organização pública que reúne as atribuições de hospital escola, centro de pesquisas e prestador de serviços à população do Estado e da região Nordeste. Como tal, seu funcionamento é regido tanto por lógicas endógenas quanto exógenas à profissão da educação médica. Com base na Teoria Institucional este estudo aborda ordens e lógicas institucionais a partir dos autores Friedland e Alford (1991, 1999), Thornton, Ocasio e Lounsbury (2012), Alford (1975), Williamson (2008), Reay e Hinings (2009), Greenwood (2010, 2011), Scott (2008), Andreazzi (2013), entre outros. Esta pesquisa teve natureza qualitativa, através de estudo de caso, tendo dados primários através de documentos, sites, observações e entrevistas semiestruturadas com gestores e ex-gestores do HC e da UFPE. Utilizou-se a Análise de Conteúdo, emparelhamento teórico, para atingir o objetivo. Na análise dos resultados, constatou-se que as principais lógicas exógenas atuantes na reforma do HC UFPE são aquelas referentes ao Estado, à comunidade, ao mercado e que as lógicas institucionais diretamente ligadas à profissão da educação médica que contribuem para conformar a atual reforma do HC UFPE são a atenção à saúde, a ciência e a gestãopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOrdens institucionaispt_BR
dc.subjectMúltiplas lógicas institucionaispt_BR
dc.subjectHospitais universitários federaispt_BR
dc.subjectEBSERHpt_BR
dc.subjectInstitutional Orderspt_BR
dc.subjectInstitutional Multiple logicalpt_BR
dc.subjectAcademic Federal Hospitalspt_BR
dc.subjectEBSERHpt_BR
dc.titleAs múltiplas lógicas institucionais atuantes na atual reforma do HC UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6063084676818238pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5989419116887581pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this work was to analyze how Institutional multiple logical conform the current Hospital das Clinicas‟ reconfiguration, located at Federal University of Pernambuco. The Accession to EBSERH is a reality for most Brazilians academic hospitals, as it‟s the case of HC UFPE. This hospital is a complex public organization that gathers assignments as school hospital, research center and service provider to the State population and Northeast region. As such, its functioning is governed by both endogenous and exogenous logical to the medical education‟s profession. Based on the Institutional Theory, this study approaches orders and Institutional logical from Friedland and Alford (1991, 1999), Thornton, Ocasio and Lounsbury (2012), Alford (1975), Williamson (2008), Reay and Hinings (2009 ), Greenwood (2010, 2011), Scott (2008), Andreazzi (2013), among other authors. This research had qualitative nature, through case study, which primary data were collected through documents, sites, notes and semi-structured interviews with managers and former managers from HC and UFPE. We used the Content Analysis, theoretical pairing, in the intention to reach the goal. In the analysis results, it was found that the main exogenous logic active in the reconfiguration of HC UFPE are those related to the State, to the community, to the market and the Institutional logical directly related to Medical Education Profession that contribute to corroborate the current reconfiguration of HC UFPE are the health care, science and management.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_15_novembro2016_para_deposito_BC.pdf935,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons