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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18545

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo-
dc.contributor.authorCÔRTES, Jéssica Maria Muniz-
dc.date.accessioned2017-04-11T17:06:03Z-
dc.date.available2017-04-11T17:06:03Z-
dc.date.issued2015-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18545-
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo explorar a relação existente entre um espaço natural ambientado para a oferta de experiências de consumo e a identificação de uma tribo urbana formada em função desta relação. A pesquisa foi realizada em uma barraca da praia de Boa Viagem na cidade do Recife, Pernambuco escolhida pela sua diferenciação física e social das demais barracas dispostas na faixa de areia da mesma praia. Foi feita uma revisão de literatura na qual foram abordados conceitos que iam além daqueles tratados na bibliografia tradicional do Marketing, incluindo teorias advindas das Ciências Sociais e da Arquitetura e Urbanismo, como no caso das noções de Tribos Urbanas e Ambiência respectivamente. O outro construto exposto foi o de Experiências de Consumo. A metodologia utilizada foi a etnografia visto que esta é a abordagem adequada ao estudo de um grupo e à compreensão de suas concepções, práticas, experiências e comportamentos. Por meio de observação participante, entrevistas não estruturadas e uso de fotografias foram exploradas as experiências de consumo de um grupo formado em função de um espaço natural ambientado. A discussão dos dados possibilitou a conclusão de que a barraca estudada se transformou em uma ambiência socioespacial que possibilitou a identificação de pessoas com estilos de vida e objetivos de consumo em comum e que, este agrupamento, acabou por formar uma tribo urbana reunida em torno de valores de ligação sociais que se destacou dentro de uma subcultura de consumo mais ampla, a de praia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiência de Consumo. Subcultura de Consumo. Servicescape. Ambiência. Ambientação. Tribos Urbanaspt_BR
dc.subjectConsumption experience. Subculture of consumption. Servicescape. Ambience. Atmosphere. Urban Tribes.pt_BR
dc.titleA experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3179559726318178pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4418217720125569pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this dissertation was to explore the relationship between a natural space acclimated to the supply of consumer experiences and the identification of an urban tribe formed as a result of this relationship. The survey was conducted in a tent at Boa Viagem beach in Recife, Pernambuco chosen for their physical and social differentiation from other tents arranged in the same stretch of sand beach. A literature review was made in which were addressed concepts that went beyond those treated in the traditional bibliography of Marketing, including theories arising from the Social Sciences and Architecture and Urbanism, as in the case of Urban Tribes notions and Ambience respectively. The other construct approached was that of consumption experiences. The methodology used was ethnography as this is the appropriate approach to the study of a group and understanding of their views, practices, experiences and behaviors of consumption. Through participant observation, unstructured interviews and use of photographs were explored the consumer experience of the urban tribe in that natural space acclimated. A discussion of the data led to the conclusion that the site studied formed a socio-spatial environment that enabled the identification of people with lifestyles and consumption objectives in common and that this grouping, eventually formed an urban tribe around social binding values that are highlighted within a subculture broader intake, beach.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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