Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18538

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Bruno Campello de-
dc.contributor.authorSANTOS, Ijon Augusto Borges dos-
dc.date.accessioned2017-04-10T18:23:48Z-
dc.date.available2017-04-10T18:23:48Z-
dc.date.issued2016-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18538-
dc.description.abstractA presente dissertação busca explicar os fatores condicionantes para a adoção efetiva de Big Data e Business Analytics por parte das Organizações Privadas de Pernambuco em termos de atitudes, aptidão e resultados. Para esse fim, um apanhado teórico-conceitual é reunido sobre o avanço no tráfego de dados na era da Revolução Digital e a predisposição das organizações em se apropriar das tecnologias compatíveis de informação e comunicação que transformam o modus faciendi e o modus pensandi da sociedade. No corpus de pesquisa se destacam duas teorias fundamentadoras: A Teoria da Mediação Cognitiva e a Teoria da Estruturação (base do Modelo de Estruturação de Tecnologia). Ambas exploradas no cerne da questão da dualidade tecnologia-uso, em que o convívio com artefatos tecnológicos em interação com as ações humanas inicia um processo mútuo de influência entre esses elementos, constituindo uma nova modalidade de mediação denominada Hipercultura. Em um método quantitativo de pesquisa, tais construtos serão relacionados entre si e investigados em 183 líderes estratégicos pernambucanos, além de comparados com indivíduos equivalentes de outras naturalidades e nacionalidades por meio de um formulário especialmente preparado. Os resultados obtidos indicam o nível de prontidão das empresas sobre este tema e a relação com o sucesso ou fracasso, quando considerados os níveis de hipercultura, de capacidade analítica e das condições de Tecnologias de Informação e Comunicação existentes nas empresas. Ao final do estudo, são levantados possíveis desdobramentos para os conceitos introduzidos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBig Data.Business Analytics. Hipercultura. Teoria da estruturaçãopt_BR
dc.subjectBig Data. Business Analytics. Hyperculture. Structuration Theory.pt_BR
dc.titleCondicionantes do uso efetivo de big data e business analytics em organizações privadas: atitudes, aptidão e resultadospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe present dissertation seeks to explain the determining factors for the effective adoption of Big Data and Business Analytics on Pernambuco’s Private Organization in terms of attitudes, skills and results. For this purpose, a theoretical-conceptual caught is gathered about the progress in data traffic in the Digital Revolution age and the willingness of organizations to take ownership of supported technologies of information and communication that transform the modus faciendi and the modus pensandi of the society. In the research corpus stand two essential theories: The Cognitive Mediation Networks Theory and the Structuration Theory (base Structurational Model of Technology). Both explored the matter of duality-use technology, in which the interaction with technological artifacts interacting with human actions starts a process of mutual influence between these elements, constituting a new form of mediation called Hyperculture. In a quantitative search method, such constructs will be related to each other and investigated 183 strategic leaders from Pernambuco, and equivalents compared to individuals with other places of birth and nationality using a specially prepared form. The results may indicate the level of readiness of the companies on this issue and if there is, or not, relation with success or failure, when considering the hyperculture levels, analytical capacity and conditions of information and communication technologies in the existing companies. At the end of the study a several possible developments, implications, and applications for the concepts introduced are presented.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado_PROPAD_UFPE_Ijon Santos.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons