Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18437

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUEIROS, Mônica Maria Barbosa-
dc.contributor.authorGÓES, Miguel Borba de Barros-
dc.date.accessioned2017-03-27T18:36:49Z-
dc.date.available2017-03-27T18:36:49Z-
dc.date.issued2016-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18437-
dc.description.abstractUm dos maiores desafios para o serviço público na atualidade é alinhar a inovação necessária ao crescimento e a manutenção das instituições, de forma legal e impessoal, às necessidades de uma sociedade cada vez mais exigente. Nesse âmbito, é indispensável considerar a figura do servidor público como ferramenta fundamental na construção de um corpo social participativo, democrático e centrado no bem comum. Dada a importância do agente público nesse processo construtivo, o propósito deste estudo foi caracterizar a qualidade de vida no trabalho (QVT) e o comprometimento organizacional, bem como sua associação na vivência dos servidores técnico-administrativos do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Para isso, o modelo proposto por Walton (1973) foi escolhido com a finalidade de direcionar a caracterização da QVT e o modelo elaborado por Meyer e Allen (1991), para caracterizar o comprometimento organizacional. A abordagem metodológica utilizada baseou-se em um estudo de caso, de natureza quantitativa, em que 80 servidores expressaram a sua satisfação em um questionário composto por 42 variáveis. Utilizando-se da estatística descritiva, esta pesquisa apontou elevados índices de satisfação relacionados às variáveis de QVT que integram o fator constitucionalismo na organização, refletindo o respeito e o atendimento por parte da instituição às regras e aos direitos dos trabalhadores. Já no fator relevância social do trabalho na vida, destacaram-se positivamente o orgulho e a identificação do servidor com a instituição, além da imagem organizacional perante a sociedade. Sobressaem-se ainda, nos demais fatores, as variáveis que abordam a importância da função desenvolvida pelo servidor na instituição, o bom relacionamento entre os pares e a estabilidade no emprego. No que se refere à caracterização do comprometimento organizacional dos pesquisados, foi enfatizado no componente afetivo o vínculo, a integração e o significado da organização para o servidor e, no componente instrumental, a possível desestruturação da sua vida, caso deixasse a organização. De acordo com os resultados obtidos através da análise fatorial, verificou-se como resposta para o terceiro objetivo desta pesquisa a possível associação dos indicadores de QVT, que respondem pelo orgulho e a identificação do servidor com a instituição, aos indicadores do comprometimento afetivo que tratam da vinculação emocional, significado pessoal do trabalho na vida do servidor e dedicação da sua carreira à instituição.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiço público. Qualidade de vida no trabalho. Comprometimento organizacional. Servidor técnico-administrativo. Satisfação.pt_BR
dc.subjectPublic service. Quality of working life. Organizational commitment. Technical and administrative server. Satisfaction.pt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho e comprometimento organizacional no serviço público: Um estudo com os servidores técnico-administrativos do centro acadêmico do agreste da UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8020264028745545pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2749237050460041pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxOne of the biggest challenges for public service today is to align the innovation necessary for growth and maintenance of institutions, legally and impersonally, with the needs of an increasingly demanding society. Therefore, it is essential to consider the figure of the civil servant as a fundamental tool in building a democratic and participatory social body, focused on the common good. Given the importance of public official in this constructive process, the purpose of this study was to characterize the quality of working life (QWL) and organizational commitment as well as its membership in the experience of the technical and administrative staff of the Academic Center of Federal University of Pernambuco, Agreste campus. For this, the model proposed by Walton (1973) was chosen in order to direct the characterization of QLW and the model developed by Meyer and Allen (1991) to characterize the organizational commitment. The methodological approach was based on a quantitative case study, in which 80 servers expressed their satisfaction in a questionnaire consisting of 42 variables. Using descriptive statistics, this survey showed high satisfaction levels related to QWL variables that make the constitutionalism factor in the organization, reflecting the respect and care by the institution about the workers’ rules and rights. In the social relevance of labor in life, they stood out positively pride and server identification with the institution, in addition to the organizational image to society. You stand still, in other factors, the variables that address the important function carried out by the server at the institution, the good relationship between the couple and job stability. With regard to the characterization of the respondents’ organizational commitment, it was emphasized the affective component bonding, integration and the meaning of the organization to the server and, considering the instrumental aspect, the possible disruption of their life in the case of leaving the organization. According to the results obtained by the analysis, it was found in response to the third objective of this research the possible association of QWL indicators, which account for pride and server identification with the institution, to the affective commitment indicators dealing with emotional attachment, personal meaning of work in the server life and dedication of their career to the institution.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Qualidade de vida no trabalho e comprometimento organizacional no serviço público.pdf1,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons