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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18003

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.authorFARIAS, Romerita Silva-
dc.date.accessioned2016-10-18T16:55:06Z-
dc.date.available2016-10-18T16:55:06Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18003-
dc.description.abstractO que comunicam e quais as mensagens de jovens anônimos e leigos na linguagem do audiovisual, participantes das oficinas do Programa de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Proi-Digital, em execução desde 2010? Partindo do questionamento acima, esta pesquisa do tipo descritiva busca analisar as produções de vídeo, de jovens participantes de oficinas do Programa de Extensão, que ocorrem no interior de escolas públicas, no que se refere às mensagens que eles comunicam nessas produções e suas expressões de reflexão e crítica. Nesse sentido, o aporte teórico discute o universo juvenil, assim como explora os campos da comunicação, da educação e da cultura visual, utilizando como referências Martin-Barbero (1997), Hernández (2011), Penteado (1998), Belloni (2001) e Orofino (2005). A metodologia de natureza qualitativa é baseada no que preconiza Minayo (2001). Com mais de 18 vídeos produzidos, nesses quatro anos de Programa, para a amostra da pesquisa, foram analisados apenas 04 vídeos, os quais foram produzidos para as pesquisas realizadas nos anos de 2012 e 2013 com metodologias distintas. A análise desse material está contemplada em dois grupos de dados. O primeiro são os vídeos com a análise textual como modalidade fílmica, com ênfase na análise fílmica e a análise textual discursiva. O segundo, as entrevistas com a análise textual discursiva. Na análise dos resultados percebemos a mediação como um elemento forte e colaborador para o desenvolvimento da criticidade dos jovens participantes das oficinas de vídeo. Os vídeos foram um canal para os jovens exporem suas ideias, seus anseios, um meio para falar do seu cotidiano. Uma mensagem com um tom de crítica, de denúncia e de reflexão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProduções audiovisuais, Criticidade; Reflexão, Educação e Comunicação; Cultural Visualpt_BR
dc.subjectAudiovisual productions , Criticality . Reflection . Education and Communication . Visual Culturept_BR
dc.titleOlhar digital: a mensagem dos jovens na produção de vídeos do Proi-Digitalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0513325201703086pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe audio-visual language and messages passed from anonymous, inexperienced and young participants has communicated what in the Officine Pro-digital postgraduate programme from the University Federal of Pernambuco, running since 2010? Taking into consideration what is asked above, this descriptive research aims to analyse all the videos produced which cover youth participants from the postgraduate Officine programme. These recorded videos illustrate what happens inside state schools, by verbalising messages of the chosen students, and express their criticisms and reflections. With this in mind, the theoretical contribution of this project brings into debate the juvenile universe, by exploring the fields of communication, education, and visual culture, based on past authors‘ references: Martin-Barbero (1997), Belloni (2001), Hernández (2011), Orofino (2005) and Penteado (1998). The methodology of qualitative nature is based on what Minayo, (2001) advocates. Having more than 18 videos produced during this four-year programme, as a means of research, only 4 videos were subsequently chosen and recorded for research purposes over the period 2012 to 2013 with distinct methodologies. The analyses of these recording materials are arranged into two data groups. The first is on videos with textual analysis with filmic modality, with an emphasis on filmic analysis and discursive textual analysis. The second data analysis focuses on the interviews with discursive textual analysis. In the analysis of the results, the authors realise the mediation as a strong element and collaborator in the development of the criticality of the young participants of the Officine videos. The videos came as a communication channel for the youths to express their ideas and agonizing, as well as an opportunity to express their daily lives. This paper brings an important message with critical tones, complaints and reflections.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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