Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17943

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de-
dc.contributor.authorSILVA, Fábio Mágero Ribeiro da-
dc.date.accessioned2016-10-05T14:13:46Z-
dc.date.available2016-10-05T14:13:46Z-
dc.date.issued2015-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17943-
dc.description.abstractA teorização dos conceitos discutidos neste estudo se torna necessário para a compreensão da maneira como os empreendedores do setor de jogos eletrônicos se relacionam entre si, e de que forma esses relacionamentos interferem na geração de melhores resultados no âmbito de seus negócios. A pesquisa está subdividida em dois eixos temáticos: O Empreendedor, na figura de agente do fenômeno em estudo, e as Competências Empreendedoras de relacionamento, através das quais o comportamento empreendedor se torna revelado na forma de características que possibilitam sua atuação. Foram detalhadas as competências, com foco na competência de relacionamento. Foi escolhido pelo pesquisador como área de estudo, o estado da Paraíba, considerando seus dois principais municípios: Campina Grande por ser reconhecido como referência regional no desenvolvimento de softwares e na indústria de informática e eletrônica, e pela capital João Pessoa apresentar-se como pólo atrativo de investimentos para o setor de tecnologia de informação e comunicação (TIC). Desta maneira, o estudo se justifica pela necessidade de se conhecer os modos como são construídas, vivenciadas e mantidas as relações entre empreendedores, com base em atributos que fortalecem a interação entre essas partes. As habilidades de relacionamento são reconhecidas como ferramentas úteis para alcançar os objetivos individuais dos empreendedores sem perder de foco a manutenção da rede como fonte de recursos. A interação entre os empreendedores possibilita que estes possam compartilhar recursos como forma de suprir suas necessidades na condução dos projetos, entretanto a intimidade e a amizade emergiram como fatores que podem corroer os resultados da parceria quando ocasionam acomodação e distanciamento entre os parceiros. Destaca-se o compromisso individual em manter a unidade e coesão da rede de parceria, fortalecendo a interação entre parceiros como um processo cíclico e retroalimentado pelos agentes atuantes, sustentado pelas habilidades interpessoais dos membros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectCompetência de relacionamentopt_BR
dc.subjectHabilidades interpessoaispt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectRelationship expertisept_BR
dc.subjectInterpersonal skillspt_BR
dc.subjectEletronics gamespt_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.titleA competência do relacionamento entre empreendedores do setor de jogos eletrônicos no Estado da Paraíba (PB)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1451492700274251pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2322370316579303pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe theorization of the concepts discussed in this study becomes necessary for the understanding of how the entrepreneurs of the digital games sector relate to each other, and how these relationships influence the generation of better results in the context of their business. The research is divided into two main themes: The Entrepreneur, the phenomenon agent figure in the study, and the relationship of Entrepreneurial Skills through which entrepreneurial behavior becomes revealed in the form of features that enable their performance. Were detailed skills, focusing on the relationship of competence. Was chosen by the researcher as the study area, the state of Paraíba, considering its two main cities: Campina Grande to be recognized as a regional reference in software development and information technology and electronics industry, and the capital João Pessoa present as polo attractive investment for the information and communication technology (ICT) sector. Thus, the study is justified by the need to know the ways are built, lived and maintained the relationships between entrepreneurs, based on attributes that strengthen the interaction between these parties. Relationship skills are recognized as useful tools for achieving the goals of individual entrepreneurs without losing focus on the maintenance of the network as a resource. The interaction between the entrepreneurs allows them to share resources in order to meet their needs in the conduct of projects, however intimacy and friendship emerged as factors that can undermine the results of the partnership when cause accommodation and distance between partners. Individual commitment stands to maintain the unity and cohesion of the partnership network, strengthening the interaction between partners as a cyclical process and fed back by the active agents, supported by the interpersonal skills of the members.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final DISSERTAÇÃO (2015-01-30) – FÁBIO MÁGERO RIBEIRO DA SILVA.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons