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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTELES, Rosinalda Aurora de Melo-
dc.contributor.authorLIMA, Priscila Ferreira de-
dc.date.accessioned2016-09-19T19:21:41Z-
dc.date.available2016-09-19T19:21:41Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17891-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de analisar práticas de ensino de Matemática de três professores que atuam noCiclo de Alfabetização. Os professores sujeitos desta investigação participaramem 2014, do programa de formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e atuamna rede pública do município deRecife/PE. Para isso, fizemos a identificação dos conhecimentos pedagógicos geral, pedagógico do conteúdo e do currículo mobilizados por estes professores caracterizando as formas de organização de ensino presentes nas aulas de Matemática. O pressuposto teórico sobre o qual nos reclinamos são as teoriasda base do conhecimento do professor sobrevindas das pesquisas de Lee S. Shulman. Esta pesquisa nos levou também a identificar como a Matemática é abordada em sala de aula, a escolha e uso dos recursos didáticos (com destaque:livro didático, o quadroe o caderno) e o conhecimento presente no raciocínio pedagógico doprofessor.A coleta de dados ocorreu por meio de observações de aulas, registros no Caderno de Observação e entrevistas semiestruturadas.A partir dos dados coletados, sinalizamos que a prática do professor é singulare tem sido pouco guiada pelos elementos que deveriam ser norteadores da atividade docente:planejamento e currículo. Percebemos que o professor precisa desenvolver em base do conhecimento denovas estratégias que ultrapassem a priorização do ensino de outras áreas de conhecimento em detrimento da Matemática, a maior ênfase em um bloco de conteúdos e o trabalho que perceba e envolva a Matemática além da que é trabalhada formalmente e explicitamente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Matemática. Prática de Ensino. Conhecimento dos Professores. Ciclo de Alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMathematics Teaching. Teaching Practice. Teachers Knowledge. Literacy Cyclept_BR
dc.titleAnálise de práticas de ensino de matemática no ciclo de alfabetização: um estudo a partir da teoria da base do conhecimento do professorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8888500885370084pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research's objective is to analyze mathematics teaching techniques of three Literacy Cycle teachers. These teachers, the research subjects, participated during 2014 of a continued education program under the Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC) andare acting in public schools in the city of Recife/Pe. To accomplish it, we identified the general pedagogical knowledge, pedagogical content knowledge, and curriculum knowledge mobilized by polyvalent teachers that act in the Literacy Cycle characterizing the way teaching is organized in mathematic classes. The theoretical assumption in which we are inclined is that the teacher's knowledge base is that of Lee S. Shulman’s research. The field work was done through class observations, records in the observation notepad, and semi-structured interviews. This research also leadedus to identify how mathematics is explored inside the classroom, the didactic resources use and choice (with feature: the book, board and notebook) and pedagogical reasoning behind teacher knowledge. Based on the data collected, we noticed teacher’spractice is unique and has not been as guided as it should be by the teacher’sactivity elements: planning and curriculum. We realized teacher needs to developthroughknowledge base new strategies to surpass: other knowledge areas teaching prioritization but math, focus better in one specific content block and the mathematics perception and involvement worked mostly formally and in an explicit way.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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