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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17755

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dc.contributor.advisorCARVALHO, Ana Beatriz Gomes-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda Amorim Costa e-
dc.date.accessioned2016-08-26T14:49:36Z-
dc.date.available2016-08-26T14:49:36Z-
dc.date.issued2016-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17755-
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo identificar quais teorias de aprendizagem orientam o designdas tecnologias educacionais (ambientes, materiais didáticos e atividades) desenvolvidas para os cursos de Pedagogia oferecidos na modalidade a distância pelas universidades federais do Nordeste. Para tal, realizamos a revisão de literatura das principais teorias de aprendizagem dos séculos XX e XXI, de modo a identificarmos seus princípios mais importantes para o planejamento de tecnologias educacionais, tais princípios deram origem às nossas categorias de análise. Para a coleta dos dados em campo foram realizados os seguintes procedimentos: a) análise documental, como indicada por Gil (2008), dos Projetos Pedagógicos de Curso-PPCs; b) entrevistas semiestruturadas com professores/coordenadores dos cursos-alvo, e; c) observação sistemática das tecnologias empregadas em sete disciplinas de dois destes cursos. Para análise e interpretação dos dados foi adotada a técnica da análise de conteúdo, conforme orientada por Moraes (1999) e Gil (2008). Como resultado, identificamos que os PPCs apresentam forte viés escolanovista com significativa presença do Construtivismo e Socioconstrutivismo. Já as falas dos sujeitos são marcadamente behavioristas e cognitivistas, apresentando ainda uma ênfase leve ou moderada de princípios construtivistas e/ou socioconstrutivistas. Nas tecnologias propriamente ditas transparecem princípios coerentes com aqueles identificados nas falas dos sujeitos entrevistados, variando, contudo, a qualidade com que tais princípios são aplicados durante o processo de design, o que indica haver forte presença de senso comum orientando o planejamento das tecnologias educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPEspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignem tecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.subjectTeorias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEscolanovismopt_BR
dc.subjectBehaviorismopt_BR
dc.subjectCognitivismopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectSocioconstrutivismopt_BR
dc.subjectConectivismopt_BR
dc.subjectDesign in educational technologiespt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectDegree in Pedagogypt_BR
dc.subjectLearning theoriespt_BR
dc.subjectNew schoolpt_BR
dc.subjectBehaviorismpt_BR
dc.subjectCognitivismpt_BR
dc.subjectConstructivismpt_BR
dc.subjectSocio-constructivismpt_BR
dc.subjectConectivismpt_BR
dc.titleTeorias de aprendizagem no design em tecnologia educacional dos cursos de pedagogia a distânciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7723529812543886pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155629480601286pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to identify which learning theories guide the design of educational technologies (environments, learning materials and activities) developed for teaching courses offered in distance education by federal universities in the Northeast region of Brazil. To this end, we conducted a literature review of the main theories of learning of XX and XXI centuries, in order to identify its most important principles for the planning of educational technologies. Such principles originated our analytical categories. To collect the field data, the following procedures were performed: a) document analysis of Pedagogical Projects Course -PPCs, as indicated by Gil (2008); b) semi-structured interviews with teachers/coordinators of the target courses, and; c) Systematic observation of the technologies employed in seven of two of these courses. For analysis and interpretation of data it was adopted the technique of content analysis, as guided by Moraes (1999) and Gil (2008). As a result, we identified that the PPCs have a strong bias of New School thought with a significant presence of constructivism and socio-constructivism. Yet, the participants' speech are markedly behavioral and cognitivist, and contains mild or moderate emphasis on constructivist or socioconstructivist principles. The technologies themselves transpire principles consistent with those identified in the statements of the interviewees, varying, however, the quality withwhich these principles are applied during the design process, which indicates that there is strong presence of common sense guiding the planning of the educational technologies.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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