Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17723

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOUTINHO, Solange Galvão-
dc.contributor.authorLOURENÇO, Daniel Alvares-
dc.date.accessioned2016-08-22T12:48:46Z-
dc.date.available2016-08-22T12:48:46Z-
dc.date.issued2016-02-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17723-
dc.description.abstractEsta tese apresenta como objetivo principal criar um método avaliativo envolvendo legibilidade e leiturabilidade dos textos, mais especificamente com crianças do segundo ano do primeiro ciclo do ensino fundamental do estado da Paraíba (Brasil) relacionando com os fundamentos da lectoescrita. Para isso, no estado da arte foram abordados e discutidos assuntos essenciais para se entender as relações entre os aspectos citados, tais como: a leitura e suas relações com o ensino; a tipografia voltada para as crianças e como seu uso pode auxiliar no rendimento da leitura e; por fim, os métodos e técnicas existentes voltados para mensurar legibilidade e leiturabilidade. Em relação aos critérios metodológicos, investigou-se nas escolas públicas de ensino fundamental das cidades de João Pessoa e Cabedelo, a partir de visitas exploratórias e questionários respondidos pelos professores, como ocorre a relação entre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita para se definir as etapas referentes à metodologia criada nessa pesquisa. Para finalizar, foi realizado um delineamento experimental com abordagem qualitativa com dezenove crianças entre seis e oito anos na Escola Lions Tambaú, em que foi aplicado o novo método. Os resultados foram considerados consistentes e satisfatórios. Além disso, foram realizadas algumas inferências e possíveis adequações do Método Lêcom para crianças de outra faixa etária. Por fim, foi percebido que o método criado abrange um âmbito maior na ciência, e que seria mais pertinente denominá-lo de Modelo Lêcom.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPEspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLegibilidade para criançaspt_BR
dc.subjectLeiturabilidade para criançaspt_BR
dc.subjectLectoescritapt_BR
dc.subjectMétodo avaliativo de leiturapt_BR
dc.subjectLegibility for childrenpt_BR
dc.subjectPrinted and digital textbookspt_BR
dc.subjectEvaluation methods for child legibilitypt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um método para avaliação do rendimento de leitura com crianças brasileiras envolvendo legibilidade, leiturabilidade e fundamentos da lectoescrita- Método Lêcompt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6453138279352787pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9487486919525854pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis main objective of this thesis has been to create an evaluation method involving the legibility and readability of texts, specifically with children in the second year of the first cycle of primary education in the state of Paraíba (Brazil), relating the fundaments of reading and writing. For this, from within the state of the arts, we addressed and discussed the key issues in order to understand the relationships between the abovementioned aspects, such as: reading and its relationship to education; typography for children and how its use may help the reading performance and; finally, the existing methods and techniques that aim to measure legibility and readability. The methodological criteria were investigated within state primary schools in the cities of João Pessoa and Cabedelo, through exploratory visits and questionnaires answered by teachers, regarding the manner in which the relationship occurs between teaching and learning to read and write so as to define the stages related to the methodology created in this research. Finally, an experimental design was conducted using a qualitative approach with nineteen children aged between six and eight years old at the Escola Lions Tambaú, where the new method was applied. Results were considered consistent and satisfactory. In addition, a number of inferences were conducted as well as possible adjustments to the Lêcom Method for children from other age groups. Finally, it was realized that the method created covers a broader scope in science, and it would be more appropriate to call it Model Lêcom.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DE LEITURA _MÉTODO LÊCOM_p.pdf8,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons