Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17668
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIIMENTO, Erinaldo Alves do | - |
dc.contributor.author | FREIRE, Jaísa Farias de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-12T12:39:39Z | - |
dc.date.available | 2016-08-12T12:39:39Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17668 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata do uso das imagens nas aulas de Artes Visuais, tendo como foco de investigação a prática pedagógica de duas professoras, Tarsila e Frida, nomes fictícios, as quais têm formação acadêmica específica nesse componente curricular e atuam em escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) de bairros distintos. Baseia-se na observação presencial de algumas aulas, na análise de relatos das práticas pedagógicas das professoras, bem como em questionários aplicados a professores de Artes, participantes de formação continuada, e depoimentos de gestores e de membros da Equipe Técnica da Secretaria de Educação da RMER. A pesquisa tem caráter quantitativo e qualitativo, com base documental e etnográfica. As categorias usadas para fundamentar teoricamente a pesquisa referem-se aos conceitos de imagem, de leitura e de leitura de imagem, concebidos por diferentes autores. Com os dados obtidos, foi possível categorizar variadas perspectivas de usos das imagens, as instâncias de escolhas, as condições arquitetônicas e midiáticas dos usos. A pesquisa é reveladora de que a imagem é, corriqueiramente, usada pelas professoras investigadas, que há diversos meios de acesso, diferentes perspectivas de usos e instâncias de escolhas. Embora, se reconheça a influência determinante da instituição – RMER –, por intermédio das Matrizes Curriculares, na escolha e uso das imagens. É notória, também, a inserção de experiências e proposições docentes e discentes. A pesquisa enfatiza a necessidade de se continuar investigando as dinâmicas da sala de aula e a necessidade de uma formação continuada pautada na inventividade docente, fundada nos Direitos de Aprendizagem e nas necessidades e expectativas dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPEs | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | leitura de imagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Image | pt_BR |
dc.subject | Image reading | pt_BR |
dc.subject | Visual Arts teaching | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.title | O uso de imagens nas aulas de artes visuais em escolas municipais do Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1923152777522649 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2103390465181094 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research deals with the use of images in the Visual Arts classes, which focuses on the teaching practice of two teachers, Tarsila and Frida, fictitious names, who have specific academic training in this curriculum component and teach in the Municipal Education System of Recife (RMER) in different neighborhoods. It is based on classroom observation of some of their classes, in the analysis reports of both teachers’ pedagogical practices, as well as questionnaires given to Arts teachers that took part in continuing education training, and testimonials from managers and members of the Technical Team of the Education Secretariat of RMER. This research has quantitative and qualitative approaches, with documentary and ethnographic base. The categories used to justify theoretically the research refers to imaging concepts, reading and image reading, designed by different authors. With the obtained data, it was possible to categorize different perspectives of the images uses, the instances of choices, the architectural and media conditions of use. The research reveals that the image is, routinely, used by the teachers investigated, that there are several means of access, different perspectives of use and instances of choices. Although we recognize the decisive influence of the institution - RMER - via the Curriculum Matrix, the choice and use of the images, it is evident, too, the inclusion of teachers and students experiences and propositions. The research emphasizes the need to continue investigating the dynamics of the classroom and the need for continuing education in teacher guided inventiveness, founded in Learning Rights and the needs and expectations of students. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação JAISA FARIAS DE SOUZA FREIRE.pdf | 9,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons