Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17611
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Marcos Galindo | - |
dc.contributor.author | FARIAS, Ronnie Anderson Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-04T14:02:03Z | - |
dc.date.available | 2016-08-04T14:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17611 | - |
dc.description.abstract | Analisa ousoderepositórios institucionais das Universidades Federais do Brasil com base no levantamento de padrões de uso destes. A investigação busca dar relevo a uma faceta da pesquisa científica que enfatiza a experiência e percepção do usuárioem sua necessidade da busca informacional. Tem como objetivo geral analisar e descrever o perfil dos usuários dos repositórios institucionais das Universidades Federais de Ensino Superior do Brasil. Desdobra-se emobjetivos específicos que são: analisar o grau de interação dos usuários aos repositórios institucionais; analisar o perfil de alunos que são usuários dos repositórios institucionais; verificar a relevância do uso dos repositórios institucionais para as pesquisas cientificas dos usuários.Classifica-se como pesquisa descritiva,estando dentro de análises quantitativas, quando há um levantamento de dados e o porquê destes dados. A metodologia proposta para o estudo foi a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados por meio de questionário de perguntas objetivas e discursivas. Especifica a amostra com os usuários a qual foramaplicadoos questionáriosnas seguintes fases: pré-teste, naUniversidade Federal do Pernambuco, teste pilotona Universidade Federal do Rio Grande do Nortee aamostrade 745usuários dasuniversidades federais do Brasilque participaram da pesquisa.Obteve-se resultados por meio de umquestionário aplicado nos formatos impresso e digital (este último aplicado por meio da rede social). Resultou em umaanálise quantitativa dosusuáriosdosrepositórios institucionais, a qual mostrou que ainda há pouco uso dos repositórios como fontes de informação e que não há o conhecimento necessário para o uso da dessa ferramenta. Permitiuestruturar eanalisarouso em ambiente eletrônicoda ferramenta repositórioinstitucionale demostrar por meio de dados estatísticos.Conclui-se que ainda permanece o baixo índice de uso e conhecimento dos repositórios digitais institucionais da universidades federais pelos seus usuários. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPEs | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Repositórios digitais | pt_BR |
dc.subject | Repositórios institucionais | pt_BR |
dc.subject | Acesso à informação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação científica. | pt_BR |
dc.subject | Publicações de acesso livre | pt_BR |
dc.subject | Informação científica e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Digital Repositories | pt_BR |
dc.subject | Institutional Repositories | pt_BR |
dc.subject | Access to information | pt_BR |
dc.subject | Scientific communication | pt_BR |
dc.subject | Open Access publications | pt_BR |
dc.subject | Scientific and technological information | pt_BR |
dc.title | Análise de comportamento do uso de repositórios digitais de universidades federais brasileiras | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3613924066310073 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7413464711814360 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | It analyzes the use of institutional repositories of Federal Universities in Brazil based on the survey of the use of these standards. The investigation seeks to give relief to onefacet of scientific research that emphasizes the user’sexperience and perception in your need of informational search. It has the general objective to analyze and describe the profile of users of institutional repositories of universities Higher Education Federal of Brazil. It unfolds on specific objectivesthatare: analyze the degree of user interaction to institutional repositories; analyze the profile of students who areuserof institutional repositories; examinethe relevance of the use of institutional repositories for their scientific research.Classifies itself as a descriptive study, being within quantitative analysis, when there is a data survey and the cause of these data. The proposed methodology for the study was a literature search and data collected through questionnaire of theobjective and discursive questions. Specifies the sample with users, which were, applied questionnaires in the following phases: pretest, the Federal University of Pernambuco, pilot test at the Federal University of Rio Grande do Norte and the sampleof 745userin the federal universities of Brazil who participated in the search.Obtained results through a questionnaire in digital and printed formats (the latter applied by the social network). It resulted in a quantitative analysis of users of institutional repositories, which showed that there is still little use of repositories as sources of information and that there isnotthe necessary knowledge for the use of this tool. Allowed to structure andanalyze the use in the electronic environment of the repository tool,and demonstrate through statistical data. It follows, thatremains low use rate and knowledge of digital repositories of institutional federal universities by theusers. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação Ronnie Farias PPGCI UFPE 2016.pdf | 3,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons