Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17582
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NAOUAR, Oussama | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Thais Rabelo de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-29T13:18:01Z | - |
dc.date.available | 2016-07-29T13:18:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17582 | - |
dc.description.abstract | A relação entre poeta e a cidade é uma rede de significações móvel e rasurada, na medida em que, os sentidos constituídos dependem muito do olhar lançado e da experiência estética concebida. No caso da poesia de Myriam Fraga, as duas representações tornam-se, por vezes, metonímia uma da outra. Assim, neste trabalho, objetiva-se, analisar a representação do poeta e da cidade no Livro dos Adynata (1973), estruturada a partir de uma poética da impossibilidade, centralizada nas formas de dizer, ver e ser, que atravessam a existência do eu-lírico, e neste sentido, refletir as proporções de um livro de poemas ao aceitar o risco da busca pela palavra, até mesmo quando esta é aparentemente renunciada. Destaca-se para tal embasamento, os teóricos da palavra e do caminho poético, Paz (2012), Dufrenne (1969), Friedrich (1991), Heidegger (2012), Bosi (2000), Adorno (2003), Fischer (1981), Rancière (1995), dentre outros, que conseguem dialogar os desdobramentos da lírica na contemporaneidade, sem perder de vista as origens deste campo do discurso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPEs | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Palavra | pt_BR |
dc.subject | Silêncio | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Poeta | pt_BR |
dc.subject | Myriam Fraga | pt_BR |
dc.subject | Word | pt_BR |
dc.subject | Silence | pt_BR |
dc.subject | City | pt_BR |
dc.subject | Poet | pt_BR |
dc.subject | Myriam Fraga | pt_BR |
dc.title | Por uma poética do impossível: a cidade e o poeta no Livro dos Adynata | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0253265208759673 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7253950282205343 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | The relationship between the poet and the city is a network of mobile and erased meanings, inasmuch as the constituted meanings depend largely on the launched look and aesthetic experience conceived. In the case of Myriam Fraga’s poetry, the two representations become, sometimes, metonymy of one another. Thus, in this work, the objective is to analyze the representation of the poet and the city in the Livro de Adynata (1973), structured from a poetics of impossibility, centered on ways to say, see and be that cross the existence of the lyric self, and accordingly, reflect the proportions of a book of poems to accept the risk of the search for word, even when it is apparently renounced. It stands out for such foundations, word and poetic way theorists, Paz (2012), Dufrenne (1969), Friedrich (1991), Heidegger (2012), Bosi (2000), Adorno (2003), Fischer (1981) , Rancière (1995) among others, who can dialogue the deployments of lyrics in contemporary times, without losing sight the origins of this field discourse. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert_ThaisRabelo-BC.pdf | 852,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons