Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17230

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Angelica da-
dc.date.accessioned2016-07-01T11:10:33Z-
dc.date.available2016-07-01T11:10:33Z-
dc.date.issued2015-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17230-
dc.description.abstractA identidade investigativa desta pesquisa ancora-se nas contribuições do componente curricular da didática para o desenvolvimento da profissionalidade docente de estudantes-professores (as) do curso de Pedagogia em três IES do agreste pernambucano. Para tanto, teve como objetivos específicos identificar, nos PPC‘s e nas ementas os discursos que tratam dos conhecimentos constituintes da profissionalidade docente; identificar, nos discursos dos (as) estudantes-professores (as), quais discussões promovidas pelo componente auxiliam na construção da profissionalidade e identificar os sentidos que emergem dos discursos dos estudantes-professores em relação à contribuição do componente curricular da Didática para a construção da sua profissionalidade. Nessa direção, ancoramo-nos nas discussões de Pimenta e Anastasiou (2002), Pimenta (2002, 2011, 2012, 2013) e Libâneo (2002, 2012, 2013) que versam sobre as contribuições da Didática no desenvolvimento profissional dos professores, dialogando com Farias (2011), Lins (2011) e Azzi (2012) na direção dos saberes-fazeres construídos a partir do espaço de práxis promovido pelas discussões da Didática. Articuladas a estas discussões teóricas, estabelecemos diálogos com as produções discursivas da ANPED, do ENDIPE e do EPENN, às quais se delinearam, também, como nosso dispositivo teórico-analítico. Nesse sentido, a dinâmica desta pesquisa corresponde a um movimento discursivo, sob a luz teórico-metodológica da Análise do Discurso (ORLANDI, 2010), pois, a partir dela pudemos compreender os discursos inscritos nas formações político-ideológicas das quais emergem, promovendo uma compreensão do dito, do não-dito e do silenciado na construção dos sentidos. Sendo assim, nosso percurso metodológico perpassou a aplicação do questionário sócio profissional, que nos possibilitou o recorte dos nossos sujeitos, seguido por entrevistas semiestruturadas que nos permitiram o acesso aos discursos dos (as) seis estudantes-professores (as) das três IES campo de pesquisa, articuladas aos discursos curriculares expressos nos PPC‘s de Pedagogia e nas ementas da Didática dos respectivos cursos-Ies. A partir dos discursos destes grupos – ementas, PPC‘s e estudantes-professores (as) - e da rede discursiva que permeia esta pesquisa, identificamos saberes-fazeres que mobilizam profissionalidades nas dimensões da pesquisa, da reflexão, da política, da organização, da contextualização e das questões técnico-didático-pedagógicas que envolvem a prática docente nos processos de ensino-aprendizagem. Nessa direção, as contribuições da Didática se referem à possibilidade da mesma se constituir enquanto espaço de socialização dos saberes-fazeres existentes, buscando também problematizar a realidade como mecanismo de formação de uma intelectualidade profissional docente, autônoma e critica, na construção de novas profissionalidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPEspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectContribuiçõespt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.subjectProfissionalidadespt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectDidacticpt_BR
dc.subjectContributionspt_BR
dc.subjectMeaningspt_BR
dc.subjectProfessionalismpt_BR
dc.titleSentidos de profissionalidades revelados no movimento discursivo das contribuições da didática na formação de pedagogos(as)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe investigative identity of this research is based upon the contributions of the curricular component of didactic to the development of teaching professionalism of student-teacher in the Pedagogy course of three Institutions of Higher Education (IHE) in the Agreste region of Pernambuco. So, it had as especific objectives to identify, in the Pedagogical Project of the Course (PPC) and the course structures the discourses that deal with the knowledge that constitutes the teaching professionalism; to identify, in the discourses of student-teacher, which discussions promoted by the component help in the construction of professionalism and to identify the meanings that rise from the discourses of the students-teachers related to the contribution of the curricular component of Didactic to the construction of their professionalism. In this direction, we are based upon the discussions of Pimenta and Anastasiou (2002), Pimenta (2002, 2011, 2012, 2013) and Libâneo (2002, 2012, 2013) that deal on the contributions of Didactic in professional development of teachers, dialoguing with Farias (2011), Lins (2011) and Azzi (2012) on the direction of the knowing-doing built from the space of the praxis promoted by the discussions of Didactic. Articulated to these theoretical discussions, we stablish dialogues with the discoursive productions of the ANPED, the ENDIPE and the EPENN, to which outlined, also, as our theoretical-analytical device. In this sense, the dynamic of this research corresponds to a discoursive movement, under the theoretical-metodological light of the Discourse Analysis (ORLANDI, 2010), for, starting from it we could comprehend the discourses inscribed in the political-ideological formations from which they emerge, promoting a comprehension of the said, the non-said and the silenced in the construction of meanings. Therefore, our methodological route crossed the aplication of the social professinal questionnaire, which allowed the highlighting of our subjects, followed by semistructured interviews that allowed us access to the discourses of six students-teachers from the three IHE of the research field, articulated with the curricular discourses expressed in the PPC of Pedagogy and the Didactic structures from the respective courses-IHE. From the discourses of these groups – structures, PPC's and students-teachers – and the discoursive network that permeates this research, we identified the knowing-doing that mobilize the professionalism in the dimensions of the research, the reflexion, the politic, the organization, the contextualization and the technical-didactical-pedagogical questions that involve the teaching practice in the processes of teaching-learning. In this direction, the contributions of the Didactic refer to the possibility of it constituting as a space of socialization of the existent knowing-doing, searching also to problematize the reality as a formation mechanism of a professional teaching intelectuality, autonomous and critical, in the construction of new professionalism.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO versão final Depósito Biblioteca BDTD Maria Angélica da Silva PPGEduC UFPE CAA.pdf4,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons