Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17090

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA LEÃO, André Luiz Maranhão de
dc.contributor.authorBATISTA, Chalum Bezerra
dc.date.accessioned2016-06-14T11:42:30Z
dc.date.available2016-06-14T11:42:30Z
dc.date.issued2014-12-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17090
dc.description.abstractUm teatro e um computador têm uma relação importante, do ponto de vista antropológico. Considerando que o indivíduo, em suas relações humanas, constantemente, se apresenta diante dos outros exercendo papéis e regulando seu desempenho, de modo a controlar a impressão que outros têm a seu respeito, adotamos a Teoria da Metáfora Teatral de Erving Goffman para analisar as interações entre o Banco do Brasil, maior banco da América Latina, e os seus clientes. O ambiente de estudo é a fanpage da empresa na rede social da Internet Facebook. Assumimos a abordagem interacionista simbólica, na qual os indivíduos atribuem significados às coisas conforme suas experiências e os modificam por meio de critérios interpretativos. Neste processo a comunicação – particularmente a mediada por computador – e a linguagem são elementos fundamentais. A Comunicação Mediada por Computador gerou novos arranjos de ambiente e novos modos de interação que obrigaram áreas como a Administração e a Publicidade a se rearranjarem. Do ponto de vista mercadológico, as empresas não podem estar desapercebidas em relação ao fenômeno dos relacionamentos nas redes sociais. Neste sentido, o Marketing de Serviços apresenta-se como área de conhecimento substancial, pois o cliente é co-criador de valor e partícipe ativo em suas interações. Utilizamos como método de pesquisa a netnografia, derivação da etnografia que analisa o comportamento do indivíduo na internet.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteracionismo Simbólicopt_BR
dc.subjectMetáfora Teatralpt_BR
dc.subjectNetnografiapt_BR
dc.subjectComunicação Mediada por Computadorpt_BR
dc.subjectMarketing dept_BR
dc.subjectSymbolic Interacionalismpt_BR
dc.subjectTheatrical Metaphorpt_BR
dc.subjectNethnografypt_BR
dc.subjectComputer-mediated Communicationpt_BR
dc.subjectService Marketingpt_BR
dc.titleO computador e a caixa mágica: análise da interação entre o Banco do Brasil e os seus clientes em sua fanpage, baseada na perspectiva dramatúrgica de Erving Goffmanpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1360182060049574pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2313504052405431pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxUnder a unthropological view, Theater and a computer have an important relationship. Whereas the individual in their human relations often presents himself before the others exerting social roles and regulating her performance so as to control the impression that people have about him, we have taken the Erving Goffman's theory of Theatrical Metaphor to analyze the interactions between Banco do Brazil, the bigest bank of Latin America, and it customers. The study environment is the company's fanpage on Facebook social network the Internet. We have applied the symbolic interacionalism approach in which people assign meanings to things according to their experiences and modify it through interpretive criteria. This communication, especially computer-mediated communication process, and the language are key elements. Computer-mediated communication environment created new arrangements and new modes of interaction that forced such areas as administration and Advertising to rearrange themselves. Under a market view mecadológico, companies can not be overlooked about the phenomenon of relationships in socialnetworks. In this sense, the Marketing Services presents as a substantial area of knowledge, because the clients are co-creators of value and they are active participant in their interactions too. We have used as a research method netnography. It is a derivation of ethnography that examines the behavior of individuals on the internet.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons