Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17009

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorWEBER, Silke-
dc.contributor.authorBARROS, Rachel Rocha de A.-
dc.date.accessioned2016-05-25T18:34:11Z-
dc.date.available2016-05-25T18:34:11Z-
dc.date.issued1994-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17009-
dc.description.abstractOs estudos sobre comunicação de massa pouco têm se dedicado à problemática da recepção. Eles têm se voltado para o pólo emissor, privilegiando veículos e mensagens, muito embora as conclusões se refiram às consequências do consumo e a um certo poder "alienante" dos produtos. Esta pesquisa pratica a inversão sugerida e se propõe investigar a experiência da participação de calouros em um programa de auditório - o Sábado Sete Show - para chegar a algumas conclusões sobre a natureza do apelo contido nas mensagens de massa e sobre os modos como parcelas específicas de consumidores manipulam produtos na tentativa de preencher demandas socialmente criadas. A perspectiva teórica adota uma visão otimista da cultura de massa, onde os meios de comunicação se apresentam como veículos patrocinadores de expectativas presentes nos consumidores e utilizados por parcelas de público como "brechas", canais de acesso a realidades projetadas pelos atores. A pesquisa confirma a tese de que a comunicação de massa opera com sistemas de representação e está apta a instaurar realidades. O método utilizado foi a Fenomenologia, com as técnicas da observação direta e entrevistas. Os resultados demonstram que o consolo está presente como elemento sedutor das mensagens de massa e que a assimilação dos produtos se dá com base nas relações psico-afetivas estabelecidas entre aqueles e o consumidor. O sucesso do Sábado Sete Show,e mais exatamente a sua eficácia, residem na possibilidade de oferecer aos sujeitos consumidores respostas às suas demandas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSábado Sete Showpt_BR
dc.subjectMensagem de massapt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.titleSábado Sete Show: um estudo do consolo na mensagem de massapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
39B277s Dissertação.pdf4,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons