Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16751

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo-
dc.contributor.authorFEITOSA, Diego Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-04-20T17:41:35Z-
dc.date.available2016-04-20T17:41:35Z-
dc.date.issued2015-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16751-
dc.description.abstractA presente dissertação buscou conhecer como os ambientes social e físico propostos por pousadas de charme podem contribuir para experiências caracterizadas como de novo luxo. Para dar embasamento ao desenvolvimento desse tema, foi realizada uma revisão de literatura com foco principal nos construtos experiência de consumo em serviços e luxo, com o objetivo de melhor conhecer as emoções suscitadas a partir da vivência do consumidor nesse contexto; assim como a evolução dos conceitos do luxo, tanto na forma tradicional quanto do novo luxo. A partir da elaboração de conexões entre esses construtos, tratou-se da nova abordagem para o construto luxo, que neste estudo foi interpretado e tratado como charme. A pesquisa teve caráter qualitativo e optou-se pelo estudo de múltiplos casos. Foram selecionadas duas pousadas associadas à Associação dos Roteiros de Charme: uma localizada numa cidade histórica (Olinda), a Pousada do Amparo, e a outra, localizada numa praia do litoral norte de Alagoas, a Pousada do Toque. Para a coleta de dados foi empregada a técnica de entrevistas semiestruturadas, realizadas com proprietários e funcionários dos estabelecimentos estudados e seus respectivos hóspedes, bem como a observação participante na situação do pesquisador/observador como participante (FLICK, 2013). As entrevistas foram analisadas à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (1997). Os resultados demonstraram que as características que embasam a proposta das pousadas acima referenciadas (cortesia, charme, personalidade, calma e gastronomia) são consideradas pelos respondentes como aspectos que corroboram o conceito de novo luxo, trazido por Lipovetsky (1987) e Castilho e Villaça (2008). Além disso, algumas nuances foram detectadas no que diz respeito a aspectos que podem ser considerados dentro do conceito de novo luxo, tais como: conforto, qualidade de serviços, responsabilidade socioambiental e ética.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectLuxopt_BR
dc.subjectCharmept_BR
dc.titleO novo luxo traduzido em charme: um estudo do ambiente nas experiências de consumopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1088510369492828pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4418217720125569pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis work sought to know how the social and physical environments offered by inns of charm can contribute to experiences characterized as new luxury. To give foundation to the development of this theme, a literature review focusing primarily on constructs consumer experience in service and luxury was carried out in order to better understand the emotions arising from the user experience in this context; as well as the evolution of luxury concepts, both in the traditional way as the new luxury. From the development of connections between these constructs, treated the new approach to construct luxury, which in this study was interpreted and treated like charm. The research was qualitative and opted for the study of multiple cases. We selected two hotels associated with the Association of Charming Itineraries: one located in the historic city (Olinda), Pousada do Amparo, and the other, located in the north coast beach of Alagoas, the Pousada do Toque. For data collection was used the technique of semi-structured interviews conducted with owners and employees of the establishments studied and their guests as well as participant observation in the situation of the researcher / observer as participant (FLICK, 2013). The interviews were analyzed in light of the content analysis proposed by Bardin (1997). The results showed that the characteristics that support the proposal of the above-referenced hotels (courtesy, charm, character, calm and cuisine) are considered by respondents as aspects that support the concept of new luxury, brought by Lipovetsky (1987) and Castilho and Villaça ( 2008). In addition, certain nuances were detected as regards the aspects that can be considered within the concept of new luxury, such as comfort, quality of service, ethical and environmental responsibility.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO RIBEIRO FEITOSA VERSÃO FINALIZADA.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons