Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16091

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDAMIANOVIC Maria Cristina Caldas de Camargo Lima
dc.contributor.authorSILVA, Jaciane Gomes Sousa de Lima
dc.date.accessioned2016-03-18T19:09:50Z
dc.date.available2016-03-18T19:09:50Z
dc.date.issued2015-03-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16091
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como propósito auxiliar os alunos, de uma 4ª Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual da cidade do Recife, a desenvolver a oralidade em Língua Inglesa e a melhorar a sua autoestima por meio um processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa baseado em uma atividade social (ENGESTRÖM, 1999) Participation in a People’s Museum. Para isso foi aplicado um material didático, elaborado sob a perspectiva da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural – TASHC (VYGOTSKY, 2001; LEONTIEV, 1977; ENGESTRÖM, 1999), na qual a pesquisa está embasada. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997), os alunos da EJA são pessoas que buscam novas oportunidades, que querem se aperfeiçoar para o mercado de trabalho e serem incluídas no meio social, mas também apresentam uma baixa autoestima. A metodologia desta pesquisa está baseada na teoria sócio-histórico-cultural (TASHC) e na Pesquisa Crítica de Colaboração – PCCol (MAGALHÃES, 2004), em que se procura estabelecer, por meio da reflexão crítica, mudanças da realidade. E para a discussão dos dados foram utilizadas as categorias argumentativas propostas por Liberali (2013), categorias enunciativas, discursivas e linguísticas. Esse tipo de pesquisa propõe intervenção direta na prática dos participantes, criando um espaço para a reflexão de suas ações, e possibilitando a compreensão da possível transformação pretendida. Portanto, acreditamos que, um ensino de Língua Inglesa atraente e significativo, com assuntos do interesse dos alunos, e que tenham a ver com a realidade em que vivem (BONFIN E ALVAREZ, 2008), despertará neles o interesse pelo estudo da língua estrangeira e os auxiliará a ter um melhor desempenho na Língua Inglesa, melhorando sua autoestima, desenvolvendo sua autonomia e auxiliando-os em sua formação pessoal e profissional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua Inglesa. TASHC. Autobiografia. Produção oral.pt_BR
dc.subjectEnglish language. TASHC. Autobiography. Oral communicationpt_BR
dc.titleO Ensino de língua Inglesa na EJA: Uma experiência a partir do People’s Museumpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis research intends to assist students in a 4th Stage of Youth and Adult Education (EJA) from a state school in the city of Recife, to develop oral communication in English language and improve their self-esteem through a process teaching and learning of English language of a social activity (ENGESTRÖN, 1999) "Participation in the Person's Museum". For this was applied a didactic material prepared from the perspective of the Theory of Socio-Cultural- Historical Activity - TASHC (VYGOTSKY, 2001; LEONT'EV, 1977; ENGESTRÖM, 1999), in which the research is based. According to the National Curricular Parameters (PCN, 1997), the students of EJA are persons that seeking new opportunities, want to improve their job market possibilities and to be included in the social environment, but they have low selfesteem. The methodology of this research is based on the socio-cultural-historical theory (TASHC) and Critical Research Collaboration - PCCol (Magalhães, 2004), which seeks to establish, through critical reflection, changes in the reality. And to the data analysis was used the analysis categories proposed by Liberali (2013), enunciative, discursive and linguistic. This type of research proposes direct intervention in the practice of participants, creating a space for reflection of their actions, enabling an understanding of the intended possible transformation. Therefore, we believe that an attractive and meaningful teaching English language with interesting topics, and close to the reality in which they live (BONFIN E ALVAREZ, 2008), awaken their interest in the study of a foreign language and help them to have a better performance in English language, improving their self-esteem, developing their autonomy and assisting them in their personal and professional training.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_JacianeGomes_BC.pdf10,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons