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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16013
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Título : | A formação do administrador: desvelando uma aproximação necessária entre formação acadêmica e formação humana |
Autor : | SANTOS, Claudemir Inacio dos |
Palabras clave : | Educação; Educação gerencial; Formação acadêmica; Formação humana; Education; Management education; Academic training; Character building |
Fecha de publicación : | 15-sep-2015 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Esta investigação de caráter exploratório busca compreender como os princípios da formação humana estão integrados ao processo de formação acadêmica do administrador, particularmente no curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. Pensar o ensino de Administração é problematizar a formação do futuro administrador a partir da integralidade das suas múltiplas dimensões, de modo que a intencionalidade da ação educativa extrapole a formação acadêmica. Entende-se que a Educação, inclusive no ambiente acadêmico-escolar, deve ser concebida como uma experiência formativa e humanizante. Para que essa concepção seja o fio condutor da ação educativa e da ação pedagógica há que se cultivar a formação humana em conjunto com a formação acadêmica como aspectos agregadores para a construção e a consolidação de um processo formativo-educacional capaz de auxiliar o futuro administrador a enfrentar as questões postas pela vida. A fundamentação teórica é constituída por estudos relativos ao ensino de Administração no Brasil, à formação humana e ao trabalho do administrador. Os procedimentos metodológicos de coleta e análise dos dados empíricos foram realizados por meio de Análise de Conteúdo, para documentos e entrevistas, e de Estatística descritiva, para questionários. Os resultados indicam que: a) as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração estão ancoradas no modelo de ensino instrucional; b) o foco das Diretrizes é a preparação para o trabalho; c) o documento passa ao largo do Parecer CNE/CES nº 776/1997, quanto à recomendação de proporcionar ao aluno um processo formativo-educacional que contemple dimensões éticas e humanísticas e que possam auxiliá-lo a desenvolver atitudes e valores orientados para a cidadania; e d) o texto tem poucos aspectos que o liguem aos fundamentos da humanização do homem. No que tange ao Projeto Pedagógico, os resultados apontam para: a) o curso segue as Diretrizes Curriculares, o que permite inferir que a opção pelo modelo instrucional contribui para perpetuar a “fábrica de administradores”; b) o fio condutor do curso é a transmissão de conhecimentos; c) a inserção do egresso no mercado de trabalho é a preocupação central; e d) o texto deixa entrever a existência de indícios de preocupação com a formação humana, o que pode viabilizar uma relação equilibrada entre o conhecimento técnico e o cultivo de princípios de conduta aceitos universalmente. Em relação à visão dos docentes, os resultados sinalizam que: a) os professores não reconhecem a formação acadêmica como promotora da formação humana; b) o curso está prioritariamente voltado para o ensino instrucional; c) a orientação institucional vigente expressa uma ação intencional direcionada para a massificação da formação acadêmica; d) no ambiente do curso existem ações individuais voltadas para a formação humana; e e) é factível uma abordagem educacional em que a formação acadêmica promova a formação humana. Quanto a alunos e egressos, os resultados revelam que: a) eles não reconhecem a formação acadêmica como promotora da formação humana; b) a concepção e a organização do curso são elaboradas em função da vertente instrucional; c) em alguns momentos a formação acadêmica promoveu a formação humana e o curso sinalizou para o desenvolvimento integral dos envolvidos; e d) é factível uma abordagem educacional em que a formação acadêmica promova a formação humana. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16013 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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