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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14998

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Tatiane Almeida de-
dc.contributor.authorSANTOS, Robson Douglas Tigre-
dc.date.accessioned2016-01-26T17:44:10Z-
dc.date.available2016-01-26T17:44:10Z-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14998-
dc.description.abstractInúmeros trabalhos acadêmicos tem analisado variáveis que supostamente afetam o desempenho escolar, especialmente aquelas mais suscetíveis a políticas públicas. A maioria desses estudos, entretanto, tende a focar em fenômenos restritos ao ambiente escolar por si, enquanto menos atenção é dada a fatores que antecedem o horário de início das aulas. Aproveitando a abundância de informações relevantes disponíveis em uma recente base de dados da Fundação Joaquim Nabuco, nós estimamos o efeito do tempo de viagem da casa até a escola sobre a performance dos alunos, utilizando técnicas de Propensity Score Matching (PSM). Adicionalmente, são aplicados testes de sensibilidade baseados em simulação, com o intuito de verificar a robustez das nossas estimativas ao viés de seleção. Os resultados sugerem que um tempo de viagem mais longo tem efeito negativo significante sobre a performance dos alunos. Em média, estudantes com tempo de viagem maior que uma hora tiveram sua nota diminuída em aproximadamente 0.2 desvio padrão, quando comparados com seus pares cujo tempo de viagem é mais curto. Ademais, os resultados se mostram insensíveis tanto à inclusão de variáveis adicionais quanto à falha da Hipótese de Independência Condicional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectMobilidade socialpt_BR
dc.titleThe impact of commuting duration on youth’s academic performance: could mobility compromise school achievement?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSAMPAIO, Breno Ramos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2561357212848662pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5982392759349128pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxCountless academic researches have been analyzing variables which supposedly affect academic achievement, specially those sensitive to public policy. Most of these studies however tend to focus on phenomena restricted to the school environment, while less attention has been paid to factors present prior to class starting time. Relying on the richness of information of a unique database provided by the Joaquim Nabuco Institute, we estimate the impact of a longer commuting duration on students’ performance using Propensity Score Matching (PSM) techniques. We also apply a simulation-based sensitivity analysis in order to check the robustness of our estimates under selection bias. Our results suggest that longer commuting duration has a significant negative impact on academic performance. On average, students with a travel time greater than one hour had their test score decreased approximately by 0.2 standard deviation, when compared to their peers who had shorter commuting duration. Moreover, our results seem to be insensitive to both the inclusion of additional variables and the failure of the Conditional Independence Assumption (CIA).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

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