Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14992

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorWANDERLEY, Lilian Soares Outtes-
dc.contributor.authorPEPPE, Caio Rafael-
dc.date.accessioned2016-01-25T18:11:23Z-
dc.date.available2016-01-25T18:11:23Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14992-
dc.description.abstractConhecer o processo de internacionalização de micro, pequenas e médias empresas em Pernambuco se mostra um desafio enfrentado por profissionais atuantes na área de comércio exterior e empresários que desejam fazer parte do processo de ampliação da base exportadora do estado. Neste contexto, é possível identificar ao longo dos últimos anos esforços governamentais ao estimular a participação de micro, pequenas e médias empresas no mercado internacional. Esta pesquisa tem como principal pergunta de investigação: Como ocorreu o Programa Primeira Exportação em Pernambuco na perspectiva de seus participantes? Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa envolvendo nove entrevistas com participantes do Programa Primeira Exportação, promovido pelo MDIC e coordenado, em Pernambuco, pela ADDIPPER. A análise de conteúdo permitiu identificar quinze categorias de análise que após checagem com o referencial teórico, permitiu visualizar três grandes etapas para o processo de exportação: Preparação para a exportação, Formação dos empresários e agentes; e finalmente, as atividades de Execução. Os relatos de experiência dos participantes são convergentes em várias das categorias analisadas, por exemplo, a pouca atenção nas atividades referentes às fases que antecedem a exportação em si. Os resultados nos mostraram que programas de estímulo à exportação quando aplicados em Pernambuco devem levar em consideração as especificidades locais como a inexperiência em processos de exportação e a pouca capacitação dos agentes envolvidos em comércio exterior. Quanto ao modelo de estímulo a exportação, foi possível identificar a necessidade do estabelecimento de etapas que contemplassem um sequenciamento de ações adequado ao contexto local pernambucano, necessárias para o desenvolvimento e formação de novos exportadores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectComércio exteriorpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleMade in Pernambuco: modelo contextualizado de apoio à exportaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5536409464060004pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0082357326373795pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxUnderstanding the internationalization process of micro, small and medium companies in Pernambuco has become a challenge faced by professionals acting in foreign trade and to company owners who wish to take part of the increasing export expansion process in the state. In this context, it is possible to identify along the last years an increasing governmental effort to promote the participation of these companies to expand their activities to International markets. This research has as its main investigation question: How did the Program First Exports occur in Pernambuco on the perspective of the participants? Therefore, qualitative research was applied involving nine interviews with the participants of the First Export Program sponsored by the Brazilian Ministry of Industry and Foreign Trade (MDIC) and coordinated, in the state by the Economic Development Agency of Pernambuco. The content analysis allowed us to identify fifteen categories, which were confirmed with the theory and demonstrated three phases required to an export process: Export Preparation; Corporate and Individual Educational Programs; and finally Export Activities. The participants’ experience converged in several categories such as the lack of attention in activities, which precede exporting itself. The results show us that programs which promote exports, when held in Pernambuco must consider the local specificities such as the inexperience in exports and the small capacitation level of the agents involved in foreign trade. As for the export promotion model, it was possible to identify the necessity of establishing phases that could involve a sequence of actions suitable for the local context, which are needed to develop and educate new exporters.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC CAIO RAFAEL PEPPE.pdf2,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons