Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14051
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BELLEMAIN, Franck Gilbert René | |
dc.contributor.author | RAMOS, Carolina Soares | |
dc.date.accessioned | 2015-05-26T12:25:52Z | |
dc.date.available | 2015-05-26T12:25:52Z | |
dc.date.issued | 2015-03-06 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14051 | |
dc.description.abstract | Este trabalho dissertativo teve o objetivo de investigar os aportes dos princípios teórico-metodológicos da Engenharia Didática à Engenharia de Software Educativo. A metodologia de concepção elaborada nesse contexto foi executada e avaliada na construção de uma versão computacional do Bingo dos Racionais. O referido jogo teve sua origem no Projeto Rede da UFPE que tinha como objetivos: a produção de jogos educacionais para o ensino da matemática a partir de sucata e a formação de professores à integração desses jogos no ensino. A pesquisa fundamentou-se nos princípios teórico-metodológicos da Engenharia de Software Educativa e na Engenharia Didática. O processo metodológico construído na integração da Engenharia Didática (ED) à Engenharia de Software Educativo (ESE) tem duas vertentes, uma destinada à elicitação dos requisitos partindo da execução das análises prévia e a priori da ED, a outra destinada à implementação técnica dos requisitos apoiada sobre os princípios do Model-View-Controller (MVC). Como apoio à elicitação dos requisitos, elaboramos um questionário destinado aos idealizadores do Bingo dos Racionais e formadores. Contudo, terminamos nosso trabalho com a execução da nossa metodologia para o levantamento dos requisitos da versão computacional do Bingo dos Racionais e implementação dos mesmos. Nas considerações finais, descrevemos as próximas etapas necessárias para terminar o desenvolvimento do Bingo dos Racionais digital e destacando os aportes da Engenharia Didática à Engenharia de Software Educativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernabuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia de software educativo | pt_BR |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Jogos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Jogos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Bingo dos racionais. | pt_BR |
dc.title | Princípios da engenharia de software educativo com base na engenharia didática:uma prototipação do bingo dos racionais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes | |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO CAROLINA 2014.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons