Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13968

Compartilhe esta página

Título: O atelier coletivo em espaços e trajetórias
Autor(es): Sousa, Laura Alves de
Palavras-chave: Atelier coletivo; Práticas astísticas; Recife
Data do documento: 1-Set-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife se tornou objeto do estudo aqui empreendido na medida em que foram elaboradas questões sobre as práticas artísticas e suas visibilidades dentro de organizações coletivistas. Para tanto, articula-se a teoria estética de Jacques Rancière, a partir do conceito de “Partilha do Sensível”, com a sociologia dos “Mundos da Arte” de Howard S. Becker e, também, com o sentido do Habitus trabalhado por Pierre Bourdieu. O trabalho desenvolvido por Svetlana Alpers nos serve de base para a investigação das práticas artísticas como práticas de mercado. Propondo-se o estudo não apenas do que se nomeia Obra de Arte, esta pesquisa prioriza o desenvolvimento coletivo/social de concepções sobre a Arte Moderna e suas circunstâncias no Recife do final dos anos 1940 e início da década de 1950, contexto em que se destacaram, entre muitos, os fundadores do Atelier Coletivo. Assim, os espaços (formativos, expositivos, profissionais, afetivos, institucionais, de mercado, etc.) e algumas trajetórias (mais especificamente as de José Cláudio, Wellington Virgolino e Wilton de Souza) são aqui tratados em suas dinâmicas e interações que circularam entre os integrantes do grupo e os fizeram visíveis, em diferentes circuitos, com a valorização de produções visuais que, muitas vezes, narravam o envolvimento dos artistas com os personagens e os cenários da cultura popular e das desigualdades sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13968
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Laura Alves de Sousa.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons