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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13879
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALVES, Thelma Panerai | |
dc.contributor.author | ESPINDOLA, Joice de | |
dc.date.accessioned | 2015-05-11T12:41:16Z | |
dc.date.available | 2015-05-11T12:41:16Z | |
dc.date.issued | 2015-02-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13879 | |
dc.description.abstract | Apesar das políticas de informatização deixarem algumas escolas brasileiras equipadas com tecnologias cada vez mais avançadas, consideramos que as políticas de formação para a preparação do corpo docente, que favoreçam uma melhor exploração das funcionalidades dos recursos, têm se mostrado ineficazes no que se refere à segurança destes profissionais durante o processo de utilização dos mesmos. Competências precisam ser desenvolvidas para o fortalecimento profissional destes agentes educacionais. Através desta pesquisa buscamos ouvir os docentes do Ensino Fundamental II e verificar a percepção destes quanto à Competência Digital para a docência e seus indicadores. De forma mais específica, objetivamos: I) Relacionar a forma como os professores do Ensino Fundamental afirmam utilizar os recursos tecnológicos ao conceito que têm de Competência Digital; II) Descrever os requisitos que consideram necessários ao desenvolvimento da mesma; e III) Identificar o perfil dos docentes que mais/menos concordam com a necessidade de um referencial composto pelos indicadores da Competência Digital. A partir disso, procuramos construir uma matriz de indicadores que pudessem representar ações verificáveis de um professor competente digitalmente. Os indicadores foram apresentados aos professores juntamente com alguns questionamentos sobre o que consideravam ser esta competência. Concluímos que a maioria dos professores aprova o uso de tecnologias na sala de aula e que alguns deles praticam ações que descrevemos na Matriz de Indicadores de Competência Digital, sendo possível constatar que aqueles que melhor aceitam a matriz são os que apresentam um conceito mais aprofundado para esta competência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Competência digital | pt_BR |
dc.subject | Indicadores | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | pt_BR |
dc.title | Percepção docente sobre os indicadores de competência digital | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Joice de Espindola 2015 maio.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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