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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13153
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Queiroga, Bianca Arruda Manchester de | - |
dc.contributor.author | Rosal, Angélica Galindo Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T15:41:27Z | - |
dc.date.available | 2015-04-14T15:41:27Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13153 | - |
dc.description.abstract | Prejuízos na consciência fonológica e nomeação seriada rápida representam principais fatores de riscos para os transtornos de aprendizagem, sendo necessário investigar o desenvolvimento destas habilidades para minimizar as dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita. O estudo objetivou investigar as contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para aprendizagem inicial da escrita. A pesquisa foi realizada em uma creche e uma escola pública localizadas na Região Metropolitana do Recife. Participaram do estudo 100 crianças na faixa etária de 2:0 a 6:11 anos de idade. Foram utilizados como instrumento de avaliação o Teste de Consciência Fonológica – CONFIAS, a Tarefa de Nomeação Seriada Rápida - NSR e um roteiro de avaliação escrita. Observou-se que a consciência fonológica se correlacionou com a NSR e a escrita. Dentre as habilidades de consciência fonológica, a consciência silábica destacou-se com melhores índices de pontuação. Foi possível observar grande dificuldade na realização das tarefas de consciência fonológica e NSR, esta dificuldade também pode ser observada na análise da escrita, demonstrando que 95% dos participantes encontraram-se na fase pré-silábica. Os resultados encontrados mostram que a consciência fonológica e NSR contribuem para a aprendizagem inicial da leitura e escrita, sendo importante o estímulo destas habilidades antes do ciclo de alfabetização, o que pode favorecer este processo e sinalizar, precocemente, eventuais problemas de aprendizagem. O baixo desempenho nas tarefas pode ser sugestivo da influência de fatores socioeducacionais, devendo-se considerar o contexto de vida da criança e as experiências educativas vivenciadas na família e escola. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem. Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Fatores de risco | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Transtornos de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Contribuições da Consciência Fonológica e Nomeação Seriada Rápida para Aprendizagem Inicial da Escrita | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Angélica Galdino Carneiro.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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