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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13151
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Ana Carolina Francisca da | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T15:36:25Z | - |
dc.date.available | 2015-04-14T15:36:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13151 | - |
dc.description.abstract | O conhecimento fonológico, pré-requisito para o desenvolvimento da leitura e escrita, é considerado o principal fator das diferenças individuais na escrita, independentemente do ano de escolaridade. Estudos mostram que o contexto social influencia na aquisição fonológica e na aprendizagem de leitura escrita, porém não há estudos que mostrem a inter-relação entre essas variáveis dentro de um mesmo grupo populacional. Objetivo: Investigar a relação entre o desenvolvimento fonológico e aprendizagem inicial da leitura e escrita em diferentes contextos socioeducacionais. Métodos: Realizado numa creche, escola municipal e uma particular, totalizando 100 crianças, entre 2:0 e 6:11. Para avaliação fonológica, foi utilizado o PAFon. Para avaliação da leitura, foi aplicada a tarefa de Nomeação Seriada Rápida (NSR). Para avaliação da escrita, foi proposto um roteiro de atividades, como um ditado. Resultados: Foi possível observar que alguns processos fonológicos apresentaram correlação positiva com a Tarefa NSR. Essa tarefa se correlacionou positivamente com a escrita e com a idade, quanto melhor o desempenho na Tarefa NSR, mais avançado o nível em que se encontravam na escrita e maior faixa etária. Foi observado, também, que as crianças de escola particular mostraram um melhor desempenho na escrita e na tarefa de NSR. Conclusão: A partir desses dados, foi observado que existe uma relação entre o desenvolvimento fonológico e aprendizagem inicial da leitura e escrita, pois a superação dos processos se relacionou com a NSR e a escrita em crianças na faixa etária de 2:0 a 6:11 anos. Estes achados podem estar relacionados a aspectos socioeducacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento da Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Linguagem infantil | pt_BR |
dc.subject | Pré-escolar | pt_BR |
dc.subject | Processos Fonológicos | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento Fonológico e Aprendizagem Inicial da Leitura e Escrita em Diferentes Contextos Socioeducacionais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Ana Carolina Francisca da Silva.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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