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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13064

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGitirana, Verônica -
dc.contributor.authorValença, Mirella Cysneros Landim-
dc.date.accessioned2015-04-13T14:46:42Z-
dc.date.available2015-04-13T14:46:42Z-
dc.date.issued2014-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13064-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa as possibilidades e limites para a mediação didática de uma situação de aprendizagem especialmente construída para a aprendizagem colaborativa do conceito de simetria de reflexão por meio da integração da tecnologia computacional, em particular, dos softwares de Geometria Dinâmica (GD) com compartilhamento à distância (usando como ferramenta o Tabulæ Colaborativo). Para a construção da situação, realizamos previamente um estudo diagnóstico sobre o conhecimento de simetria de reflexão de estudantes do ensino superior, utilizando régua/compasso, no qual identificamos semelhanças e diferenças entre os conhecimentos prévios, corretos ou errôneos, em um grupo de 15 estudantes da disciplina Desenho Geométrico. Com base na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, identificamos teoremas-em-ação que foram mobilizados na realização das tarefas do estudo diagnóstico. A partir de tal estudo, algumas variáveis didáticas foram elencadas para serem utilizadas na construção da situação de aprendizagem. Os conceitos de CSCL (Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador) foram também utilizados para a construção da situação com o viés colaborativo. Uma segunda etapa metodológica consistiu, portanto, da concepção e análise a priori da situação de aprendizagem colaborativa, seguida da experimentação com um grupo de três professores de Matemática das redes de ensino e um Professor Mediador (de uma universidade pública). Uma sequência de atividades em quatro etapas foi especialmente desenvolvida, incentivando a criatividade na elaboração de um logotipo a partir do uso de Reflexões, individualmente, compartilhamento de forma cooperativa. Seguindo de etapa de etapa de construção livre, em grupo, de um logotipo, de forma colaborativa, e por fim uma etapa final de construção de um logotipo original. A tela do computador do mediador foi capturada em uma gravação que trazia todas as interações visíveis ao mediador feitas por todos os participantes da experimentação. As escritas no chat do Tabulæ foram resgatadas em um arquivo para a análise. Os dados foram analisados por um método de análise de conteúdo, em que buscamos identificar as mediações didáticas, assim como outros tipos de interações. Os resultados mostram que a diferença significativa da mediação didática a distância se dá quando a atividade promove uma participação colaborativa dos componentes. Nesses casos, os estudantes passam inclusive a atuar como mediadores. Além disso, a participação das interações com o software Tabulæ ter sido essencial nas decisões de mediações didáticas realizadas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Onlinept_BR
dc.subjectAprendizagem Colaborativapt_BR
dc.subjectGeometria Dinâmicapt_BR
dc.subjectSimetria de Reflexãopt_BR
dc.titleSimetria de reflexão: uma análise de mediações com geometria dinâmica a distânciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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