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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13037

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Patrícia Smith -
dc.contributor.authorQueiroz, Tania Lucia de Araujo-
dc.date.accessioned2015-04-13T14:04:55Z-
dc.date.available2015-04-13T14:04:55Z-
dc.date.issued2012-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13037-
dc.description.abstractEsta dissertação busca compreender como professores egressos do Programa de Formação de Professores Mídias na Educação, na Paraíba, usaram as mídias no projeto de ensino desenvolvido em sala de aula com os alunos. Utiliza a Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1978, 1983) como aporte teórico metodológico, a fim de compreender o fenômeno estudado. Descreve e interpreta os dados dos questionários e dos projetos de ensino dos professores por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2002) e com o uso do software Atlas Ti. Identifica nos questionários, a predominância das mídias eletrônicas (TV/Vídeo/DVD, computador) e impressa (livro didático, jornais, revistas) como recurso didático para motivar os alunos, dar dinamismo as aulas, facilitar a aprendizagem dos alunos e o relacionamento professor-aluno demonstrando o apego às mídias tradicionais. Após o início do curso, identifica, também, o uso das mídias para complementação do conteúdo e promoção do acesso às mídias. Nos projetos de ensino, por meio da descrição e análise das necessidades, dos motivos, das ações e das operações, percebe diversidade de ações e operações com o uso de diferentes mídias para promoção de debates, discussão, leitura de diferentes gêneros textuais, pesquisa, trabalho em grupo e socialização dos estudos realizados. Conclui a partir da análise das ações e operações executadas no projeto de ensino que houve integração de diferentes mídias nos projetos de ensino, no entanto, prevalece o uso das mídias como recurso tecnológico que promove e facilitador do ensino e da aprendizagem. No entanto, em relação à integração das mídias de modo critico e na perspectiva da produção e autoria, percebe que nos projetos de ensino analisados a proposta do Curso Mídias na Educação não se efetivou.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntegração de mídias na educaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da Atividadept_BR
dc.subjectAtlas Tipt_BR
dc.titleO uso de mídias por professores egressos do Programa de Formação Continuada Mídias na Educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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