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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12605

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSelva, Ana Coêlho Vieira -
dc.contributor.authorSilva, Dayse Bivar da-
dc.date.accessioned2015-03-13T18:31:00Z-
dc.date.available2015-03-13T18:31:00Z-
dc.date.issued2012-01-31-
dc.identifier.citationSILVA, Dayse Bivar da; SELVA, Ana Coêlho Vieira. Analisando a transformação entre gráficos e tabelas por alunos do 3º e 5º ano do ensino fundamental. Recife, 2012. 125f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12605-
dc.description.abstractConsiderando a importância no uso de diversas representações para a aprendizagem dos conceitos este estudo tem por objetivo investigar como os estudantes do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental realizam a transformação entre diferentes representações: do gráfico para a tabela, da tabela para o gráfico, da língua natural para o gráfico e da língua natural para a tabela. Participaram da pesquisa 32 estudantes de escolas públicas da rede municipal, sendo 16 deles do 3º ano do Ensino Fundamental e 16 do 5º ano. Cada estudante respondeu oito atividades sendo quatro de construção de tabela simples e quatro de construção de gráfico de barras. As atividades de construção de tabela foram duas partindo da língua natural e duas partindo de um gráfico de barras; e as atividades de construção de gráfico foram duas partindo de tabela e duas tendo como ponto de partida a língua natural. Os resultados não mostraram diferenças significativas no desempenho dos estudantes nas atividades que visam à transformação entre tabelas e gráficos e vice-versa e, ainda, da língua natural para tabela e da língua natural para o gráfico em função da escolaridade. As atividades de construção de gráficos obtiveram melhor desempenho quando comparadas com as atividades que envolviam a construção de uma tabela simples, apesar de tal diferença mostrar-se discreta. Ao mesmo tempo, tanto a atividade de construção de gráfico como de tabelas apresentaram desempenho mais baixo quando a mesma foi iniciada a partir da língua natural. Constatamos, ainda, que a compreensão das informações veiculadas por tabelas, bem como a importância de atividades que coloquem o estudante para refletir sobre representações gráficas, discutindo conceitos matemáticos e estatísticos envolvidos precisam ser estimuladas em sala de aula. Nessa perspectiva, é necessário que o trabalho com as representações gráficas seja repensado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, proporcionando aos estudantes situações que os levem a pesquisarem informações, sistematizarem as mesmas e representarem de diversas formas, possibilitando que analisem as especificidades de cada representação e sua adequação para veicular a informação desejada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTabelaspt_BR
dc.subjectGráficospt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.titleAnalisando a Transformação entre Gráficos e Tabelas por Alunos do 3º e 5º Ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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