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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12591

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeles, Rosinalda Aurora de Melo -
dc.contributor.authorLima, Andréa Paula Monteiro de-
dc.date.accessioned2015-03-13T18:06:22Z-
dc.date.available2015-03-13T18:06:22Z-
dc.date.issued2012-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12591-
dc.description.abstractEm virtude da implementação da lei que ampliou o ensino fundamental para nove anos, foram distribuídos em 2010 pelo Ministério da Educação (MEC) os Acervos Complementares: as áreas do conhecimento nos dois primeiros anos do ensino fundamental, com as finalidades de: auxiliar no processo de alfabetização e de formação do leitor; ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares e acesso do aluno ao mundo da escrita e à cultura letrada. Neste estudo, investigamos: quais conteúdos matemáticos são abordados nestas obras; quais gêneros textuais foram contemplados nas abordagens e quais as possíveis articulações entre a Matemática e os gêneros textuais. A coleta dos dados que possibilitou responder estas questões ocorreu por meio da leitura das 150 resenhas contidas no manual dos Acervos e análise das 20 obras que abordam conteúdos matemáticos. As categorias de análises foram construídas a partir de pesquisas sobre livros infantis de matemática, estudo do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Os gêneros textuais que caracterizam as obras são folclore, história, imagem e instrucional, prevalecendo o gênero história. Embora com distribuição desigual, todos os campos da Matemática indicados pelos documentos oficiais são contemplados nos Acervos. O mais abordado é Pensamento Geométrico e o menos abordado é Tratamento da Informação. Nove obras apresentam conteúdos de mais de um campo matemático. Algumas delas facilitam a articulação entre os campos. Nessas obras, observamos que um dos campos matemáticos é Grandezas e Medidas. Também percebemos que é possível, com as obras dos Acervos, realizar ações que desenvolvam tanto os processos de alfabetização e formação do leitor, como o processo de ensino da Matemática; porém, não sabemos quais são as implicações reais da utilização dessas obras em sala de aula.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcervos Complementarespt_BR
dc.subjectLivros Infantispt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.titleAcervos Complementares do pnld 2010: um estudo sobre a relação entre matemática e gêneros textuaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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