Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1256

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Bruno Campello dept_BR
dc.contributor.authorSOUZA, Bárbara Camila Bomfim dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:44Z
dc.date.available2014-06-12T15:08:44Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCamila Bomfim de Souza, Bárbara; Campello de Souza, Bruno. Cursos de capacitação geram aperfeiçoamento profissional? um estudo com servidores da UFPE. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1256
dc.description.abstractA presente dissertação é um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, que tem como objetivo investigar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos pela turma III através do curso de capacitação Ferramentas de Gestão para Gestores . Para isso, buscou-se comparar o nível de conhecimento dos participantes antes e depois do curso, bem como eventuais mudanças comportamentais decorrentes do aprendizado. A escolha da amostra se deu de forma não aleatória, uma vez que foi informado que a turma III teve como peculiaridade um planejamento em que foi previsto um acompanhamento, tanto do desenvolvimento dos conhecimentos quanto dos comportamentos de seus participantes, por se tratar de uma turma financiada com recursos do Ministério do Planejamento, para atender aos requisitos do edital. Para melhor compreensão, os referenciais teóricos perpassam pela contextualização da Era do Conhecimento e da exigência por trabalhadores do conhecimento, posicionando a UFPE nesse contexto. Inclui as formas de aprendizado e como acontecem nas organizações, inclusive nas públicas e na UFPE, especialmente; treinamento e avaliação de desempenho. Como resultados, ao que tudo indica, houve apenas uma evolução cognitiva dos participantes, que, no entanto, parece não ter relação com a participação no curso. Não foi possível notar mudanças de comportamento por parte dos participantes através de suas avaliações de desempenho, embora a maioria deles tenha informado que o conhecimento adquirido tenha sido aplicado, primeiro em sua vida pessoal depois na profissional. Como conclusão foi mencionado que o curso precisaria de uma avaliação mais crítica em seus módulos, sendo sugerido inclusive que a UFPE busque formas mais adequadas de mensurar a eficácia de seus programas de capacitação em termos práticospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapacitação de Servidores TAEspt_BR
dc.subjectTreinamento em Órgão Públicopt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimento em Órgão Públicopt_BR
dc.subjectAprendizagem Organizacionalpt_BR
dc.titleCursos de capacitação geram aperfeiçoamento profissional? um estudo com servidores da UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo6634_1.pdf4,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons