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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Sérgio Alves dept_BR
dc.contributor.authorCOSTA, Maria das Graças Soares dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:42Z
dc.date.available2014-06-12T15:08:42Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationdas Graças Soares da Costa, Maria; Alves de Souza, Sérgio. A configuração organizacional-administrativa de Instituições de Ensino Superior Confessionais no Estado de Pernambuco, à luz do Modelo Multidimensional-reflexivo. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1249
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a configuração organizacional-administrativa de Instituições de Ensino Superior Confessionais no Estado de Pernambuco, valendo-se do modelo multidimensional-reflexivo de Alves (2003). Foram analisados o ambiente institucional, as características estruturais e os dispositivos de coordenação, as características dos agentes e os relacionamentos internos e, finalmente, o fluxo das atividades presentes nas IESC. Posteriormente, procedeu-se a verificação das similaridades e das diferenças entre as Instituições analisadas. Para tanto, partimos do esteio teórico fundamentado na sociologia weberiana, o modelo multidimensional-reflexivo, aqui utilizado como instrumento de análise. Sendo considerada uma pesquisa qualitativa, tomamos como caminho teórico-metodológico a utilização do procedimento de entrevistas semiestruturadas e a análise documental, como instrumentos para a realização da coleta de dados. A escolha das fontes documentais se efetivou a partir da nossa experiência profissional e no contato com as lideranças de cada IESC. Os resultados apontam que a configuração organizacional-administrativa das Instituições de Ensino Superior Confessionais, indicam uma maior aproximação com o tipo-base do modelo multidimensional-reflexivo equiparativo-adaptador, distintas apenas nas variáveis, em função da dinâmica organizacional, da forma de atuação do agente principal, do esforço institucional em responder às exigências dos destinatários, ou seja, o grau de adaptabilidade às novas demandas, resultando em uma combinação híbridapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superior Confessionaispt_BR
dc.subjectModelo de Análise Multidimensional-Reflexivo de Alves (2003)pt_BR
dc.titleA configuração organizacional-administrativa de Instituições de Ensino Superior Confessionais no Estado de Pernambuco, à luz do Modelo Multidimensional-reflexivopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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