Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1231

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Sérgio Alves dept_BR
dc.contributor.authorSILVA, Regina Lúcia Garcia dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:35Z
dc.date.available2014-06-12T15:08:35Z
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationLúcia Garcia da Silva, Regina; Alves de Souza, Sérgio. Análise da Gerência de Administração da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Manaus, sob o enfoque do modelo multidimensionalreflexivo. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1231
dc.description.abstractEste estudo tem a finalidade de investigar, que características da configuração-administrativa da Gerência de Administração (GA) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da cidade de Manaus podem ser melhor compreendidas, baseando-se no modelo de análise multidimensional-reflexivo? Para isso foi utilizado o modelo multidimensional-reflexivo de Alves (2003) como instrumento de análise. Na tentativa de responder à pergunta, buscou-se analisar as características da configuração organizacional-administrativa da GA da SEMED, com base no modelo de análise Multidimensional-Reflexivo (OMR). Para alcançar tal objetivo, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: verificar as características estruturais da GA-SEMED; identificar os agentes e as interações internas da GA; descrever e analisar o relacionamento da GA com seu ambiente externo e analisar as aproximações e/ou distanciamentos da GA (tipo real) em relação aos tipos e subtipos do modelo multidimensionalreflexivo. Trata-se de um estudo qualitativo básico que adere uma perspectiva descritivoanalítica onde a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas, observação direta e análise documental e a análise e tratamento dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo a partir do cruzamento dos dados coletados. Assim, foram descritas e comentadas as características estruturais da GA evidenciando seus dispositivos de coordenação, o relacionamento dos seus agentes e suas interações internas, e ainda, o relacionamento da GA com o ambiente externo e as aproximações e/ou distanciamentos da GA (tipo real) em relação aos tipos e subtipos do OMR. A pesquisa identificou que o modelo OMR é adequado para a análise da GA e identificou que a configuração organizacional-administrativa da mesma possui predominância do tipo ordenativo-conservador. Em relação ao subtipo, a pesquisa nos conduz aos componentes do subtipo empresa patriarcal conservadora com minimização da presença de componentes patriarcais e o subtipo de empresa burocrática rígida. A partir da realidade estudada, percebeu-se a presença de características de dois, dos três tipos de AMR descritos por Alves (2003) nos agentes organizacionais da GA, o AMR conservador e o AMR adaptador, com a predominância do primeiro, condicionado ao perfil da chefiapt_BR
dc.description.sponsorshipCentro Universitário do Nortept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelo multidimensionalreflexivopt_BR
dc.subjectGerência de Administraçãopt_BR
dc.subjectAnálise organizacionalpt_BR
dc.titleAnálise da Gerência de Administração da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Manaus, sob o enfoque do modelo multidimensionalreflexivopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo314_1.pdf1,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons