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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12269
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Valadão, José de Arimatéia Dias | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-12T19:02:54Z | - |
dc.date.available | 2015-03-12T19:02:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-06 | - |
dc.identifier.citation | VALADÃO, José de Arimatéia Dias. Seguindo associações sociotécnicas sob a luz da teoria do ator-rede: uma tradução da pedagogia da alternância para rotinas e tecnologias sociais. Recife, 2014. 294 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2014.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12269 | - |
dc.description.abstract | As Tecnologias Sociais (TS) têm sido consideradas soluções viáveis à resolução dos problemas sociais e econômicos das comunidades de baixa renda, principalmente, por envolver as próprias comunidades no desenvolvimento da tecnologia. A justificativa do sucesso das TS se dá devido adoção, diferente dos empreendimentos tecnológicos anteriores, dos processos de adequação sociotécnica que permitem o envolvimento de todos os interessados. Críticas, contudo, têm mostrado que as dificuldades ainda continuam ao adequar as TS às demandas e necessidades das comunidades atendidas. O estudo partiu da tese de que essas dificuldades se dão, pois, as bases sociotécnicas em que se baseiam as implementações e reaplicações das TS, visando mudanças e transformações sociais não são unicamente causas, mas também os próprios efeitos das translações dos atores-redes envolvidos com essas TS. Essa argumentação foi baseada na Teoria do Ator-Rede (TAR). O caso empírico escolhido foi a Pedagogia da Alternância (PA). A PA é um caso muito peculiar de educação do campo no Brasil, tendo um número significativo de Centros Educativos no País na atualidade. O Governo do Estado de Rondônia, no início de 2011, propôs a PA como política pública a ser universalizada para todo o Estado. O estudo consistiu em analisar como as bases sociotécnicas originárias de uma TS como a PA são transladadas em rotinas geradoras de mudanças e transformações sociais. Os procedimentos metodológicos foram realizados em duas fases. Uma que consistiu em acompanhar a implementação da PA ao longo de sua história, para isso foram realizadas análises de documentos e entrevistas. E outra fase que consistiu em acompanhar a disseminação da PA no estado de Rondônia, sendo realizadas entrevistas, análises documentais e observação participante. Além de adotar a simetria generalizada como base epistemológica, a análise foi realizada por meio da identificação e acompanhamento de translações. A principal conclusão do estudo é que a PA não se apresentou como “produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis” que “causam transformações sociais”. Pelo contrário, a PA fez parte das mudanças realizadas pelas associações de atores, sendo vista como um conjunto de inscrições definidas e implementadas por cada associação resultante de suas próprias translações. Não foi identificada reaplicação da PA, pois a mesma foi uma implementação específica de cada associação, por mais que as inscrições e nomenclaturas resistissem ao transladar de uma associação à outra. Foi preciso considerar o ‘implementar’ somente sentido de ‘realizar’, ‘executar’, ‘por em prática’, pois cada associação realizou e dinamizou seus próprios objetivos e interesses de maneira coletiva e negociada. Os processos rotineiros que permitiram definir a PA foram efeitos das ações dos atores que influenciaram no delineamento de cada associação. Os atores, ao articularem passado e futuro, tanto para assegurar suas realizações, como para alcançar seus objetivos, fossem gerais ou específicos, mantiveram processos rotineiros, em estados performativos e ostensivos, que possibilitaram um processo contínuo de mudanças, sem perder, contudo, os ordenamentos traçados em suas redes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia Social | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da Alternância | pt_BR |
dc.subject | Rotinas. Mudanças | pt_BR |
dc.subject | Teoria do Ator-Rede | pt_BR |
dc.title | Seguindo associações sociotécnicas sob a luz da teoria do ator-rede: uma tradução da pedagogia da alternância para rotinas e tecnologias sociais | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Administração |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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