Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12250

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorKOVACS, Michelle Helena
dc.contributor.authorCRÊSPO, Paula Marin
dc.date.accessioned2015-03-12T18:35:37Z
dc.date.available2015-03-12T18:35:37Z
dc.date.issued2014-02-26
dc.identifier.citationCRESPO, Paula Marin. Cluster criativo de turismo, sustentabilidade e identidade do destino apresentada em website: um estudo em Olinda, PE. Recife, 2014. 123 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2014..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12250
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo entender como a identidade de sustentabilidade, com ênfase na cultura, promovida por um website de cluster criativo de turismo se relaciona com a avaliação do destino por parte do consumidor. Destarte, foram analisados como a sustentabilidade e a cultura em um website influenciam na formação da imagem de um possível destino turístico pelo consumidor. Para atingir tal objetivo, foi realizado um quase-experimento mensurando construtos como consciência ambiental, envolvimento cultural, imagem sustentável e geral da cidade de Olinda, escolhida por seu potencial de cluster criativo de turismo. Como cenário foram usados dois websites: um oficial da cidade e outro manipulado, enfatizando o turismo criativo e a sustentabilidade. Uma survey pela Internet, construída com quatro escalas previamente validadas, foi realizada com 204 indivíduos. Nas análises foram usadas técnicas de estatística descritiva, multivariada e testes de hipóteses, além de medidas de confiabilidade e validade. Os resultados indicam que o envolvimento cultural e a consciência ambiental podem não atuar como variáveis moderadoras no processo de formação da imagem. Contudo, se formada uma imagem sustentável, esta pode relacionar-se positivamente com a imagem do destino. Os achados corroboram com estudos prévios que indicam a sustentabilidade como um atributo relevante para o consumidor, além de serem levantadas novas questões para estudos futuros sobre a temática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectTurismo Criativopt_BR
dc.subjectWebsitept_BR
dc.titleCluster criativo de turismo, sustentabilidade e identidade do destino apresentada em website: um estudo em Olinda, PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFARIAS, Salomão Alencar de
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Paula Marin Crêspo.pdf2,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons