Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1201

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes de Paiva Júnior, Fernando pt_BR
dc.contributor.authorRoberto Ferreira Guerra, Josépt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:14Z-
dc.date.available2014-06-12T15:08:14Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationRoberto Ferreira Guerra, José; Gomes de Paiva Júnior, Fernando. O empreendedorismo cultural na produção de cinema : a dinâmica empreendedora de realizadores de filmes pernambucanos. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1201-
dc.description.abstractO desenvolvimento do capitalismo informacional tem contribuído para o crescimento da produção de bens simbólicos e, nesse contexto, os produtores culturais possuem a capacidade de se tornar agentes de transformação social por meio de uma ação coletiva. O objetivo do estudo reside em compreender como se caracterizam as dimensões discursivas que demarcam o Empreendedorismo cultural no campo do audiovisual. Foi desenvolvido um protocolo teórico-metodológico pautado no conceito de Empreendedorismo cultural e nos circuitos da cultura, oriundos da tradição dos Estudos Culturais. O contexto da produção de cinema em Pernambuco foi elucidativo para a compreensão da dinâmica empreendedora da produção cultural fora do eixo . Como forma de acessar o campo, foram realizadas entrevistas abertas com dois produtores locais de cinema. A análise dos dados deu-se com o suporte da análise do discurso. As dimensões discursivas emergentes foram agregadas em torno das dimensões públicas e privadas decorrentes do protocolo desenvolvido. Os resultados apontam para uma demanda por novos formatos e estruturas organizacionais mais orgânicas. A tecnologia social que possibilita a geração de capitais por meio da rede social indica o multidirecionamento da ação empreendedora na arena da produção cultural, impondo uma abertura para a ação multidimensional e dialógica do empreendedor. Podemos observar um alto grau de comprometimento do empreendedor cultural com os projetos que desenvolve, assim como o exercício da atividade de produção além do aspecto econômico, ampliando essa ação para o nível existencialpt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismo Culturalpt_BR
dc.subjectCircuito da Culturapt_BR
dc.subjectCinema Pernambucanopt_BR
dc.subjectAnalise do Discursopt_BR
dc.titleO empreendedorismo cultural na produção de cinema : a dinâmica empreendedora de realizadores de filmes pernambucanospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2719_1.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons