Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1192

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorde Aquino Lucena, Eduardo pt_BR
dc.contributor.authorInacio Dos Santos, Claudemirpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:11Z-
dc.date.available2014-06-12T15:08:11Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationInacio Dos Santos, Claudemir; de Aquino Lucena, Eduardo. A aprendizagem de executivos de organizações do setor metalmecânico e que atuam como fornecedoras da cadeia produtiva de petróleo e gás natural em Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1192-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi compreender alguns aspectos da aprendizagem de executivos de organizações fornecedoras da cadeia produtiva de petróleo e gás natural. As perguntas de pesquisa que nortearam este estudo foram: a) Como os executivos aprendem em seu contexto prático-social? b) Quais as experiências em que os estoques de conhecimentos dos executivos foram insuficientes para a sua atuação no trabalho? c) Quais as estratégias utilizadas pelos executivos para enfrentar experiências em que os seus estoques de conhecimentos foram insuficientes para a sua atuação no trabalho? d) Como o trabalho dos executivos foi alterado por meio da aprendizagem? A fundamentação teórica utilizada foi constituída por estudos das áreas de aprendizagem situada, aprendizagem pela experiência e trabalho do executivo. Este é um estudo qualitativo de múltiplos casos, e foi realizado em três organizações situadas na Região Metropolitana de Recife: Metalúrgica, ENGEMAN e CODISTIL. A coleta de dados foi realizada por intermédio de doze entrevistas semiestruturadas, documentos e observação. Na investigação dos casos emergiram categorias e, em seguida, foi realizada a análise cruzada dos casos. As principais conclusões são que: a) No contexto prático-social os executivos aprendem interagindo com parceiros, com superiores hierárquicos e com funcionários de menor nível hierárquico; b) Os executivos aprendem por meio de experiências de disjunção; c) Os executivos aprendem a enfrentar experiências de disjunção utilizando como estratégias: redes de relacionamentos, comunidades de prática e reflexão; d) O trabalho dos executivos foi alterado pelo desenvolvimento de habilidades para articular diferentes conhecimentos sobre o papel do executivo: conhecimento do negócio, estabelecimento de prioridades, uso do poder, condução de reunião e comunicaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExecutivos da cadeia de petróleo e gás naturalpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem pela experiênciapt_BR
dc.subjectAprendizagem situadapt_BR
dc.subjectAprendizagem de executivospt_BR
dc.titleA aprendizagem de executivos de organizações do setor metalmecânico e que atuam como fornecedoras da cadeia produtiva de petróleo e gás natural em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2693_1.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons