Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1192
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | de Aquino Lucena, Eduardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Inacio Dos Santos, Claudemir | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:08:11Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T15:08:11Z | - |
dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Inacio Dos Santos, Claudemir; de Aquino Lucena, Eduardo. A aprendizagem de executivos de organizações do setor metalmecânico e que atuam como fornecedoras da cadeia produtiva de petróleo e gás natural em Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1192 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi compreender alguns aspectos da aprendizagem de executivos de organizações fornecedoras da cadeia produtiva de petróleo e gás natural. As perguntas de pesquisa que nortearam este estudo foram: a) Como os executivos aprendem em seu contexto prático-social? b) Quais as experiências em que os estoques de conhecimentos dos executivos foram insuficientes para a sua atuação no trabalho? c) Quais as estratégias utilizadas pelos executivos para enfrentar experiências em que os seus estoques de conhecimentos foram insuficientes para a sua atuação no trabalho? d) Como o trabalho dos executivos foi alterado por meio da aprendizagem? A fundamentação teórica utilizada foi constituída por estudos das áreas de aprendizagem situada, aprendizagem pela experiência e trabalho do executivo. Este é um estudo qualitativo de múltiplos casos, e foi realizado em três organizações situadas na Região Metropolitana de Recife: Metalúrgica, ENGEMAN e CODISTIL. A coleta de dados foi realizada por intermédio de doze entrevistas semiestruturadas, documentos e observação. Na investigação dos casos emergiram categorias e, em seguida, foi realizada a análise cruzada dos casos. As principais conclusões são que: a) No contexto prático-social os executivos aprendem interagindo com parceiros, com superiores hierárquicos e com funcionários de menor nível hierárquico; b) Os executivos aprendem por meio de experiências de disjunção; c) Os executivos aprendem a enfrentar experiências de disjunção utilizando como estratégias: redes de relacionamentos, comunidades de prática e reflexão; d) O trabalho dos executivos foi alterado pelo desenvolvimento de habilidades para articular diferentes conhecimentos sobre o papel do executivo: conhecimento do negócio, estabelecimento de prioridades, uso do poder, condução de reunião e comunicação | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Executivos da cadeia de petróleo e gás natural | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem pela experiência | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem situada | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de executivos | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem de executivos de organizações do setor metalmecânico e que atuam como fornecedoras da cadeia produtiva de petróleo e gás natural em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2693_1.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons