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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11804
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lubambo, Cátia Wanderley | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Laura Maria Brito de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-10T19:13:01Z | - |
dc.date.available | 2015-03-10T19:13:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11804 | - |
dc.description.abstract | As últimas décadas foram marcadas por diversas iniciativas de políticas públicas que incluíram novos parâmetros orientadores das relações entre o Estado e as sociedades indígenas. Para a formação superior de professores indígenas, o Ministério da Educação lançou o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (PROLIND), de cujo segundo edital, em 2008, participou o Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE com a proposta de implantação e manutenção do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena e que formou a primeira turma em setembro de 2013, objeto deste estudo. O percurso analítico focou-se no Projeto Político-Pedagógico (PPP) e na composição de um quadro de opiniões dos egressos com relação ao curso oferecido no período 2009-2012. A abordagem qualitativa norteia as estratégias metodológicas e analíticas desta pesquisa, que visou, a partir de documentos, questionários e das entrevistas realizadas, analisar a convergência do PPP com as opiniões sobre o curso. Também compõe o quadro metodológico a proposta de análise pragmática da linguagem de Mattos (2005), utilizada para o aprofundamento da pesquisa de campo. Como achados da primeira etapa da pesquisa, encontrou-se um PPP alicerçado nas demandas e necessidades da comunidade indígena. Contudo, evidenciou-se uma lacuna na formação desses licenciados como agentes de transformação das práticas de ensino nas escolas de sua comunidade, indicando a necessidade de aperfeiçoamento no processo de formação desses profissionais. Desse modo, envidar esforços na investigação dessa Licenciatura revelou-se de profunda importância para verificar o seu caráter formativo e dinâmico no processo emancipatório das comunidades envolvidas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Curso de Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Intercultural indígena | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Aluno egresso | pt_BR |
dc.title | Licenciatura Intercultural Indígena no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE: uma visão do egresso do curso 2009-2012 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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