Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11707
Compartilhe esta página
Título: | Juventude, participação e cidadania : um estudo sobre a experiência do Projovem Urbano em Recife/PE |
Autor(es): | Melo, Rosicleide Araújo de Fonte, Eliane Maria Monteiro da |
Palavras-chave: | Projovem Urbano; Juventude; Participação; Cidadania |
Data do documento: | 31-Jan-2014 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O Projovem Urbano visa fomentar nos jovens uma cultura de participação e exercício de cidadania ativa. Este estudo teve como objetivo compreender a dinâmica de participação e construção de cidadania, tal como concebidas nas estratégias e ações do Projovem Urbano, a partir do Plano de Ação Comunitária – PLA. Buscando analisar como este processo se configura na prática, foram selecionadas como estudo de caso duas escolas participantes do Projovem Urbano em Recife – PE. A pesquisa buscou identificar qual a percepção dos jovens em relação às experiências vivenciadas no Programa e possíveis contribuições dessas atividades sobre mudanças de percepções, valores e práticas cidadãs e de participação política destes jovens. Do ponto de vista teórico, foram abordados os conceitos de políticas públicas, juventude, participação e cidadania. Os documentos oficiais do programa foram analisados a fim de subsidiar o conhecimento de como se configura esta Política e suas estratégias de ação. Para o estudo empírico, optou-se pela utilização de métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, através da combinação das duas abordagens. Como instrumentos de recolha dos dados foram utilizados entrevistas semiestruturadas, questionário e entrevistas de grupo. As entrevistas foram realizadas com os professores das duas escolas selecionadas e os coordenadores dos Polos onde se localizavam as escolas. O questionário e entrevistas de grupo foram aplicados a uma amostra não probabilística de jovens matriculados nas duas escolas, selecionados por acessibilidade e disposição em participar da pesquisa. Como resultado, foram identificadas nas falas dos jovens as contribuições das atividades de Participação Cidadã em temas como cidadania e participação na comunidade, apesar de alguns mostrarem descrédito e desinteresse em relação à política. As críticas e opiniões de insatisfação dos alunos quanto à execução do Projovem incidiram principalmente sobre os cursos de qualificação profissional oferecidos, considerando-se como pontos críticos a questão da não garantia de realização dos cursos pretendidos pelos alunos e aspectos estruturais de seu funcionamento. Os resultados da pesquisa apontam também o reconhecimento por parte dos jovens da contribuição do Programa em relação à construção de projetos futuros, envolvendo a continuidade dos estudos e a busca de uma profissão. As conclusões do estudo indicam que a efetividade da dimensão educativa na construção de uma cultura de participação e exercício de cidadania ativa, presente na proposta do Programa, é perceptível na fala dos jovens pesquisados. Porém, elementos estruturais e institucionais do Projovem Urbano trouxeram problemas para o funcionamento do Programa nas escolas estudadas. Além disso, por se tratar de uma intervenção voltada para os jovens se faz necessário que canais de diálogo sejam estabelecidos entre os gestores e os beneficiários dessa Política, para que o Projovem Urbano seja uma Política para e com as juventudes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11707 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Rosicleide Araújo de Melo.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons