Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11574
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mendonça, José Ricardo Costa de | - |
dc.contributor.author | Cavalcanti Júnior, Henrique Sérgio Barros | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T19:54:02Z | - |
dc.date.available | 2015-03-09T19:54:02Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-27 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI JÚNIOR, Henrique Sérgio Barros; MENDONÇA, José Ricardo Costa de. Sistemas levemente articulados e lógica da confiança: o controle dos coordenadores sobre a atividade docente na EAD online. Recife, 2014. 124 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11574 | - |
dc.description.abstract | A EAD online é um fenômeno cada vez mais presente no âmbito universitário. A inserção desta modalidade de ensino tem o potencial de modificar as relações tradicionais nas universidades, pois traz novos atores, ferramentas de interação e relações de trabalho. Entre as temáticas relacionadas à educação a distância online, o processo de controle começa a ganhar relevância, mas ainda carece de maiores investigações. Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo básico em um bacharelado em administração, de uma IES pública, com o objetivo de investigar como se dá o controle dos coordenadores sobre a atividade docente, a partir dos conceitos de sistemas levemente articulados e lógica da confiança, ambos ligados à teoria institucional. A pesquisa utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observação não participante do ambiente virtual de aprendizagem e análise documental. Os resultados indicam que a coordenação pode utilizar variados mecanismos de controle para monitorar as atividades docentes. Todavia, esses mecanismos geralmente são debilitados. Em parte, por causa disso, o conceito de sistemas levemente articulados mostra-se condizente com o contexto investigado. Já o conceito de lógica da confiança mostra-se mais fragilizado em suas dimensões. De um modo geral, o estudo contribuiu para melhor entendimento das relações entre atores e do controle dos coordenadores no contexto da EAD online em IES. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | EAD Online | pt_BR |
dc.subject | Atividade Docente | pt_BR |
dc.subject | Controle | pt_BR |
dc.subject | Sistemas Levemente Articulados | pt_BR |
dc.subject | Lógica da Confiança | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Controle educacional | pt_BR |
dc.title | Sistemas levemente articulados e lógica da confiança: o controle dos coordenadores sobre a atividade docente na EAD online | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Henrique Sérgio Júnior.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons