Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1147

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues Oliveira, Rezilda pt_BR
dc.contributor.authorde Lira Almeida, Simonept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:07:57Z-
dc.date.available2014-06-12T15:07:57Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationde Lira Almeida, Simone; Rodrigues Oliveira, Rezilda. Responsabilidade social corporativa e capital social: o caso da Escola de Voluntários da Celpe na visão de seus stakeholders. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1147-
dc.description.abstractEsta dissertação buscou identificar os motivos que levaram a Celpe a adotar ações de responsabilidade social corporativa e se tais ações podem ser apontadas como fontes e manifestações de capital social gerado no contexto organizacional, segundo a ótica de alguns de seus stakeholders mais relevantes. Elaborou-se um estudo de caso focalizando a passagem de práticas filantrópicas para aquelas nascidas com a criação da Unidade de Responsabilidade Social da empresa e o que melhor caracterizasse tais ações. Selecionou-se a Escola de Voluntários da Celpe conforme os critérios sugeridos por Melo Neto e Froes (2002, p. 58). A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando-se a análise de conteúdo no exame dos dados coletados mediante entrevistas semi-estruturadas, pesquisa documental e observação assistemática. Como resultado, identificou-se a existência de participação cívica entre os voluntários e a definição de papéis, regras, procedimentos e novos relacionamentos, que facilitaram a mobilização do capital social observada na estruturação e funcionamento da Escola de Voluntários da Celpe. Quanto ao aspecto cognitivo, o capital social apresentou-se mais desenvolvido nas pequenas equipes do que no grupo de voluntários em sua totalidade. Nos relatos dos entrevistados, destacam-se confiança, solidariedade, cooperação e generosidade como valores evidenciados nas situações vividas por voluntários de um mesmo curso. Conclui-se que houve ampliação do conceito de responsabilidade social concomitante com a emergência de capital social. Pelos benefícios acarretados para todos os stakeholders envolvidos − empregados, empresa e comunidade −, nessa fase de pós-privatização, muito deve ser investido, ainda, para a consolidação de uma cultura cidadã na Celpept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectCapital social organizacionalpt_BR
dc.subjectVoluntariado empresarialpt_BR
dc.titleResponsabilidade social corporativa e capital social: o caso da Escola de Voluntários da Celpe na visão de seus stakeholderspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1657_1.pdf4,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons