Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1135

Comparte esta pagina

Título : Carnaval, Mercado e Diferenciação Social
Autor : SILVA, Gustavo Madeiro da
Palabras clave : Poder; Mercado; Carnaval; Diferenciação Social
Fecha de publicación : 2004
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Madeiro da Silva, Gustavo; Amélia Pereira de Carvalho, Cristina. Carnaval, Mercado e Diferenciação Social. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas no carnaval desde sua origem até a formação das micaretas (carnavais fora de época). Para tanto, foi utilizada uma abordagem de poder, mais especificamente a teoria dos campos sociais de Pierre Bourdieu. O procedimento metodológico adotado foi estudo de caso do campo do carnaval em Maceió, capital de Alagoas. A passagem de um carnaval desestruturado e amador, formado por organizações de bairro, para um carnaval estruturado e profissional, dominado por grandes organizações do mercado, foi acompanhada por uma luta entre os atores pelo controle do campo e pelo direito de fazer valer sua interpretação da festa. O resultado de tal luta foi uma reestruturação do campo, em que a valorização de uma lógica do interesse foi ao mesmo tempo causa e efeito da emersão de novos atores. A aparência de desinteresse dos blocos tradicionais se transformou em exceção, e a busca pelo lucro, baseada em um modelo empresarial, a regra. Mas essas mudanças não tiveram nada de inevitáveis. Mais que considerações sobre eficiência, a forma empresarial de organização mostrou-se um instrumento que, dentro do carnaval, podia garantir a distinção social. Assim como em toda a história, hoje o carnaval se mostra um momento de reafirmação das diferenças existentes e/ou criadas entre os homens
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1135
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo1596_1.pdf1,56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons