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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11321

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Maria Eduarda da Mota -
dc.contributor.authorMalvezzi, Amarildo Muniz-
dc.date.accessioned2015-03-06T19:10:16Z-
dc.date.available2015-03-06T19:10:16Z-
dc.date.issued2014-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11321-
dc.description.abstractEste trabalho dedica-se a investigar, teoricamente, as razões pelas quais Theodor Adorno defende a arte hermética, partindo de seus diagnósticos sobre os problemas centrais da modernidade. Para alcançar este propósito, implementar-se-á uma leitura estética da indústria cultural, mostrando em que medida a dimensão estética foi instrumentalizada e passou a servir aos propósitos da racionalidade instrumental. Consequentemente, investigaremos como o gosto, sagrado à estética do século XVIII, é capturado pela lógica da racionalidade instrumental. Todavia, mostrar-se-á, igualmente, em que medida o gosto é importante para a estética e, por consequência, como Adorno teve de proceder para mantê-lo, de algum modo. Para isso, defender-se-á a ideia de que a sua Teoria Estética subjaz uma dialética negativa do gosto. Após compreender em que medida a estética está a serviço da dominação e da manutenção dos sujeitos em um estado heterônomo, passar-se-á à análise dos motivos pelos quais Adorno defenderia, segundo os elementos de sua própria teoria, a arte hermética e em que medida. A linha que une a defesa da arte hermética, a crítica do gosto, a leitura estética da indústria cultural e a exposição das contradições modernas é a questão da emancipação. Mas ela será lida dentro de uma esfera privilegiada para Adorno: a estética. Desta forma, expor-se-á em que medida a maioridade estética é um modelo de emancipação social, assim como o seu contrário está ligado à dominação social.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTheodor Adornopt_BR
dc.subjectMaioridade Estéticapt_BR
dc.subjectArte Herméticapt_BR
dc.subjectCrítica do Gostopt_BR
dc.subjectDialética Negativa do Gostopt_BR
dc.subjectIndústria Culturalpt_BR
dc.titleMaioridade estética em Theodor Adorno: da dialética negativa do gosto à defesa da arte herméticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

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