Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11229

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLima, Iranete Maria da Silva -
dc.contributor.authorSilva, José Felix da-
dc.date.accessioned2015-03-06T17:26:41Z-
dc.date.available2015-03-06T17:26:41Z-
dc.date.issued2013-05-20-
dc.identifier.citationSILVA, José Felix da. A formação continuada para professores dos anos iniciais em redes de ensino no agreste pernambucano: um olhar sobre as ações voltadas ao ensino de matemática. Caruaru, 2013. 106 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro Acadêmico do Agreste, Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11229-
dc.description.abstractEsta pesquisa se insere na problemática da formação continuada de professores. Neste vasto campo, buscamos identificar as ações de formação continuada que oito redes municipais de ensino do Agreste Pernambucano têm oferecido aos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, de 2010 a 2012. Procuramos, também, investigar em que medida estas ações contemplam o ensino de Matemática. Para fundamentarmos a pesquisa, realizamos um estudo sobre a formação continuada, abrangendo modelos e tipos de formação, culminando com a abordagem do tema no âmbito do ensino da matemática e nos resultados de trabalhos realizados no Agreste Pernambucano. Este estudo nos permitiu delimitar as categorias de análise dos dados coletados. As oito redes municipais de ensino investigadas estão localizadas na microrregião do Vale do Ipojuca, cujas secretarias de educação forneceram os documentos necessários para identificar as referidas ações. Para melhor compreendermos o fenômeno investigado, utilizamos um questionário e realizamos uma entrevista com dez gestores das redes de ensino (diretores, coordenadores e supervisores pedagógicos), considerando que eles são responsáveis ou corresponsáveis pelas escolhas e/ou implantação das ações de formação. Os resultados obtidos mostram que as ações de formação continuada de professores nestas redes de ensino são, em maioria, programas e projetos propostos por organizações governamentais e não governamentais que identificamos como ações primárias. Elas são voltadas majoritariamente para a alfabetização e a correção do fluxo escolar, contemplando as áreas de Língua Portuguesa e Matemática. No entanto, fora deste contexto, são raras as ações pontuais, que denominamos de secundárias, voltadas para o ensino de matemática. Esse resultado pode estar relacionado à formação dos propositores e formadores, indicando a necessidade da implementação de ações de formação neste domínio.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAções de formação continuadapt_BR
dc.subjectModelos e tipos de formaçãopt_BR
dc.subjectAções primárias e secundáriaspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleA formação continuada para professores dos anos iniciais em redes de ensino no agreste pernambucano: um olhar sobre as ações voltadas ao ensino de matemática.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO JOSE FELIX DA SILVA .pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons