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Título : A produção da criança vítima de violência sexual
Autor : VILLACORTA, João Augusto Machado
Palabras clave : Criança; Violência; Práticas; Redes; Conhecimento
Fecha de publicación : 31-ene-2012
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Augusto Machado Villacorta, João; Aparecida Lopes Nogueira, Maria. A produção da criança vítima de violência sexual. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Resumen : Este estudo analisa as distintas versões para o fato ―crianças vítimas de violência sexual‖ que emergem da complexa interação entre os adultos, mais especificamente, profissionais cujas práticas estão atreladas ao Centro de Referência da Criança e do Adolescente - CERCA, serviço da Prefeitura da Cidade do Recife destinado ao atendimento de famílias em situações apontadas socialmente como violência. Mostra que em tais versões também estão implicadas as relações com as crianças, por meio de um funcionamento em rede e orquestração entre diferentes materiais, discursivos, coletivos e híbridos. Ao utilizar como eixo metodológico a Teoria Ator-Rede proposta pelo antropólogo francês Bruno Latour, descrevo as práticas e relações entre os profissionais que circulam na instituição, o que permite observar a tessitura das redes que possibilitam as construções do fato citado e contribuem na sua produção. Assim, foi possível me aproximar de um permanente movimento entre o que há de estabilização do que se constrói sobre o fato e o quanto este é minado pelas lacunas presentes na relação do conhecimento com a realidade. Desmoronamento possível também pela atuação das crianças e adolescentes presentes neste contexto, apresentando-se escorregadias as tentativas de objetificação, abrindo as frestas das possíveis cristalizações teóricas e práticas pelo simples fato de se relacionarem com os adultos. Encontra-se, assim, uma interanimação entre o que é da criança e o que é do adulto, tornando estes mundos comunicáveis, fragilizando a dicotomia moderna e permitindo observar como profissionais, crianças e adolescentes, compõem um contexto repleto de nós, emaranhados, sujeitos simultaneamente objetos, produzindo-se por meio de relações plurais, cotidianas, que só passaram a oferecer detalhes, diferenças e controvérsias a partir do exercício antropológico de estranhamento que funcionou como bússola para o percurso desta pesquisa
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1119
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

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